CEE esclarece sobre implementação do ensino médio
8 de abril de 2025 - 11:36 #ensino médio #orientações #parecer #resolução
Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2005 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br
O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) emitiu a Resolução CEE nº 516/2025 e o Parecer CEE nº 117/2025, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição de 1º/04/2025, que dispõem sobre orientações transitórias para a implementação do ensino médio no ano de 2025 para as redes e instituições de ensino públicas e privadas do Sistema de Ensino do Estado do Ceará. Os documentos estabelecem que as mudanças deverão ser introduzidas de forma escalonada, gradual e estruturada. Além disso, determinam que o currículo do ensino médio será composto de formação básica e de itinerários formativos.
Dentre as orientações repassadas pelo CEE, estão itens sobre estrutura curricular e organização pedagógica, com a determinação de que os estabelecimentos que ofertem ensino médio estruturarão suas propostas pedagógicas considerando os seguintes elementos: promoção de metodologias investigativas no processo de ensino e aprendizagem, conexão desses processos com a vida comunitária e social de cada território de localização da escola, reconhecimento do trabalho e seu caráter formativo e articulação entre os diferentes saberes, com base nas áreas do conhecimento e, quando for o caso, no currículo da formação técnica e profissional.
Outras orientações tratam da carga horária, processo e cronograma de transição da organização curricular, assegurando-se a adaptação dos estudantes às novas exigências curriculares. Dessa forma, para os estudantes que estão cursando o ensino médio em 2025 será admitida a transição para a nova configuração da etapa do ensino, sendo permitida a manutenção da organização curricular para aqueles que iniciaram o ensino médio em data anterior a 2025, garantindo o aproveitamento integral dos estudos realizados.
Ainda nos documentos, o CEE estabelece que as competências e habilidades que compõem a formação geral básica do aluno deverão ser desenvolvidas por meio de organização do currículo em quatro áreas de conhecimento: linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa e suas literaturas, língua inglesa, artes e educação física); matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas.
Confira os documentos emitidos pelo CEE na íntegra: