CEE destaca importância do Centro de Documentação e Arquivo Geral

24 de setembro de 2024 - 13:10 # # # # #

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A inauguração do Centro de Documentação e Arquivo Geral pelo Governo do Estado representou um reforço importante na parceria entre o Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) e a Secretaria da Educação do Estado (Seduc). O equipamento, instalado em prédio anexo à Seduc, no bairro Cambeba, em Fortaleza, armazena arquivos de mais de 800 escolas públicas e privadas do Ceará. No espaço, os cidadãos têm acesso a seus documentos relacionados a escolas que se encontram extintas e cuja guarda do acervo esteja sob a responsabilidade da Seduc.

A presidente do CEE, professora Ada Pimentel, relata que é comum pais e estudantes procurarem o Conselho, diariamente, em busca de cópias de documentos, sobretudo certificados e históricos escolares, emitidos por instituições de ensino sob a jurisdição do CEE que já foram extintas, estão fechadas ou se encontram em outra situação que os impeça de acessar os documentos desejados.

“O CEE normatiza o Sistema Estadual de Ensino do Ceará, estabelecendo disposições legais para a operação do sistema. Não é sua atribuição a emissão de certificados ou históricos escolares. Então, fazemos o encaminhamento para a Seduc, a quem cabe essa atribuição. Com o prédio inaugurado recentemente na Secretaria, as condições de atendimento foram aprimoradas para o resgate de informações referentes às atividades escolares”, destaca Ada Pimentel.

O Centro de Documentação e Arquivo Geral tem 2.623,58 m² e conta com dois pavimentos, onde estão a Célula de Documentação Escolar e Normatização da Rede e o Arquivo Geral da Seduc. Ao todo, 14 colaboradores estão divididos em diversas funções, em especial o atendimento ao público e a confecção de documentos escolares. O principal objetivo é armazenar e preservar documentos das instituições de ensino, proporcionando mais segurança à população sobre a questão.

A gestora do CEE enfatiza a importância das ações de acompanhamento periódico e reforço educacional efetivadas pelo governo do Estado e enaltece a parceria entre os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Ensino do Ceará em prol da educação com equidade e qualidade. Ada Pimentel informa que o Conselho também tem investido na preservação dos seus documentos. Neste tocante, leva à frente a digitalização dos diversos documentos que circulam no órgão. O processo consiste em transformar documentos físicos em formato digital, armazenando-os em sistemas eletrônicos para facilitar sua recuperação, compartilhamento e utilização. A ação contribui para o acesso rápido a documentos, permitindo maior agilidade nas tarefas internas, o que reflete, também, no atendimento aos usuários.