CEE é agraciado com o Selo Mérito Educacional

24 de novembro de 2023 - 13:44 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443

A noite da quinta-feira, 23/11, foi de festa e regozijo para a educação no Ceará. O Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE) promoveu a tradicional homenagem às personalidades educacionais, que receberam a Comenda Prof. Edilson Brasil Soárez. O evento foi realizado no Senac Reference, em Fortaleza. A entrega da maior honraria da educação cearense tem como objetivo enaltecer o trabalho de cidadãos que prestaram relevantes serviços na área, sendo merecedores do reconhecimento da comunidade educacional cearense. Receberam a comenda, os professores Alexandre Lima e Nazareno Oliveira e o deputado federal Moses Rodrigues. Na ocasião, o destaque especial foi para o Conselho Estadual de Educação (CEE). O órgão foi agraciado com o Selo Mérito Educacional. A distinção reconhece o compromisso do CEE em zelar pela qualidade do ensino no Estado do Ceará, num esforço que repercute, diretamente, nos excelentes resultados alcançados pelas escolas cearenses, públicas e particulares.

“Esta é uma noite de celebração pelo que temos colhido de melhor em nome da educação de qualidade e excelência, com o reconhecimento de histórias de vida e muito trabalho dedicados a esta nobre causa, tão importante para o desenvolvimento do nosso estado” disse a presidente do Sinepe-CE, professora Graça Bringel, no discurso de abertura do evento. Na oportunidade, a gestora fez um breve histórico sobre o evento. A Comenda Professor Edilson Brasil Soárez foi criada pelo Sinepe-CE em 1975. Ao longo de sua história, mais de 60 personalidades já foram agraciadas com aquela que é considerada a maior honraria da educação cearense. A comenda é também uma homenagem ao educador Edilson Brasil Soárez, fundador do Colégio 7 de Setembro, cujo legado também inclui a fundação do Sinepe-CE e a instituição da Semana da Pátria no Ceará. A medalha, que leva o nome do ilustre educador, é forjada em aço polido e banhada em ouro 18 quilates e é acompanhada pelo certificado outorgado pelo Sinepe-CE.

Após o pronunciamento da presidente do Sinepe-CE, o evento teve continuidade com a entrega do Selo do Mérito Educacional ao CEE. A vice-presidente do Conselho, professora Lúcia Veras, recebeu a comenda das mãos da professora Graça Bringel. Em seu discurso, em nome de todos os que compõem a equipe do CEE, Lúcia Veras afirmou que não há nada mais gratificante para a equipe de um órgão que o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. “Por outro lado, essa homenagem aumenta a nossa parceria com o Sinepe-CE e nossa responsabilidade em prol do aprimoramento do ensino”. A gestora agradeceu ao Sindicato pelo apoio constante e reforçou que “é na educação que nós todos depositamos nossas esperanças. Daí, a importância das parcerias para o crescimento mútuo”. Também agradeceu ao Governo do estado pelo apoio permanente às ações do CEE. Por fim, convidou a secretária geral do CEE e conselheira Aurila Maia Freire, uma das servidoras mais antigas do CEE, para subir ao palco e compartilhar do momento especial para o Conselho e toda a sua equipe.

O evento teve prosseguimento com a entrega da Comenda Professor Edilson Brasil Soárez às personalidades educacionais de 2023. Foram agraciados os professores Alexandre Lima e Nazareno Oliveira, diretor da Rede de Ensino Agnus e diretor do Colégio Master, respectivamente; e o deputado federal Moses Rodrigues, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Na ocasião, foram exibidos vídeos com a trajetória dos homenageados. Em seus discursos, todos demonstraram emoção e gratidão pela honraria ofertada pelo Sinepe-CE e destacaram a educação como a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo, como disse o líder sul-africano Nelson Mandela. A frase de Mandela faz alusão ao importante papel da educação como mecanismo de mudança na sociedade. Nessa perspectiva, a educação torna possível uma sociedade mais honesta, menos violenta e que busca o conhecimento.