Presidente do CEE é Comendadora da Educação

13 de dezembro de 2021 - 09:08 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

Em noite de exaltação à educação e aos grandes atores do segmento no Ceará, o Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE) promoveu a solenidade de entrega da Comenda Professor Edilson Brasil Soárez às Personalidades Educacionais de 2020 e 2021, escolhidas por voto de integrantes da comunidade educacional no Estado. O evento foi realizado na sexta-feira, 10/12, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza. A presidente do CEE, professora Ada Pimentel, foi uma das agraciadas com a condecoração, tornando-se mais uma integrante do seleto grupo de Comendadores da Educação no Ceará.

A Comenda Professor Edilson Brasil Soárez destina-se a distinguir cidadãos cearenses ou radicados no Estado que, por motivo relevante no setor educacional, tornem-se merecedores do reconhecimento e especial distinção, denominadas Personalidades Educacionais. Leva o nome do educador Edilson Brasil Soárez, um dos fundadores do Sinepe-CE e ícone da educação cearense. A comenda é forjada em aço polido banhada em ouro 18 quilates, constituída com a insígnia do Sinepe e a inscrição “Comenda Prof. Edílson Brasil Soárez”.

A solenidade foi aberta pelo presidente do Sinepe-CE, professor Airton de Almeida Oliveira, que realizou breve relato sobre o momento vivido pela educação e todos os seus atores durante o período da pandemia e no momento atual. Em seguida, destacou as qualificações e a trajetória dos homenageados da noite em prol do engrandecimento da educação no Estado do Ceará. Além da professora Ada Pimentel, também foram agraciados com a comenda os professores Oto de Sá Cavalcante (representado no evento pelo professor Mauricélio Araújo), Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti e a Irmã Rejane Maria Barbosa.

A presidente do CEE foi a primeira homenageada da noite. A gestora recebeu a comenda das mãos do empresário e professor Ednilton Gomes de Soárez. Em breve discurso, agradeceu pela homenagem recebida e ressaltou: “essa importante comenda nos anima a sempre encontrar caminhos para superar os desafios”. Ada Pimentel concluiu sua fala enfatizando a importância de seguir em frente, cada um fazendo a sua parte em busca da superação os desafios do dia a dia em prol da educação de qualidade para todos. “A Educação é o nosso farol e a coragem faz nascer uma manhã dentro de nós cada dia”.

Em seguida, foram chamados ao palco para receberem a comanda os demais homenageados. A exemplo da professora Ada Pimentel, todos destacaram a importância da educação como principal instrumento de transformação da sociedade. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida.

A noite festiva foi concluída com coquetel de confraternização entre os associados do Sinepe-CE e todos os presentes ao evento, que não pôde ser realizado no ano passado por conta da pandemia da Covid-19.