Personalidade Educacional 2020

10 de dezembro de 2021 - 09:28 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

A singular trajetória no universo da educação percorrida pela professora Ada Pimentel, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), será mais uma vez reconhecida. A gestora será homenageada com a outorga da Comenda Professor Edilson Brasil Soárez por ter sido escolhida como Personalidade Educacional 2020. A condecoração também será concedida ao professor Oto de Sá Cavalcante.

A homenagem é uma iniciativa do Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE), instituição legalmente constituída para representar as instituições de educação básica, escolas de idiomas, ensino livre, ensino profissionalizante e educação superior em todo o estado do Ceará. O sindicato, anualmente, premia educadores em sessão solene especial de final de ano, onde acontece, ainda, a confraternização dos associados, com a presença de autoridades políticas e educacionais, representantes de instituições parceiras e associados.

A Comenda Professor Edilson Brasil Soárez destina-se a distinguir cidadãos cearenses ou no Estado radicados que, por motivo relevante no setor educacional, tornem-se merecedores do reconhecimento e especial distinção, denominadas Personalidades Educacionais. Leva o nome do educador Edilson Brasil Soárez, um dos fundadores do Sinepe-CE e ícone da educação cearense. A comenda é forjada em aço polido banhada em ouro 18 quilates, constituída com a insígnia do Sinepe e a inscrição “Comenda Prof. Edílson Brasil Soárez”.

A solenidade de entrega da condecoração será realizada na noite desta sexta-feira, 10/12, a partir das 19h30, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Fortaleza. O presidente do Sinepe-CE, professor Airton de Almeida Oliveira, presidirá o evento, que não pôde ser realizado no ano passado por conta da pandemia. Além das Personalidades Educacional 2020, professora Ada Pimentel e professor Oto de Sá Cavalcante, também receberão a comenda as Personalidades Educacionais 2021, os professores Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti (pesquisador e professor universitário) e Irmã Rejane Maria Barbosa (diretora do Colégio Maria Imaculada, de Sobral).

Critérios de escolha

1º. Perfil do candidato: cidadão que tenha desempenhado notório trabalho em prol da educação.

2º. Os candidatos são indicados pelos escritórios regionais do Sinepe-CE e associados da capital.

3º. Eleição: através de voto direto e secreto dos mantenedores e dirigentes das instituições de ensino sindicalizadas em todo o Estado do Ceará.