Presidente do CEE será agraciada com a Medalha Professor Hélio Melo

24 de outubro de 2019 - 10:07

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

A presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), professora Ada Pimentel, será agraciada com a Medalha Professor Hélio Melo pelos relevantes serviços prestados à sociedade nas áreas da Educação e Cultura.

A comenda é conferida, anualmente, pela Academia Cearense da Língua Portuguesa (ACLP), distinguindo pessoas que realizam importantes préstimos à sociedade em geral nas áreas da Educação e Cultura ou personalidades de destaque no estudo da língua portuguesa.

A professora Ada Pimentel é nascida em casa de educadores, no município cearense de Sobral. Presidente do CEE desde março passado, é graduada em História e Pedagogia, com pós-graduação em Administração da Educação e mestrado em Educação. Já exerceu os cargos de diretora de escola, delegada Regional de Educação, subsecretária de Educação do Estado e presidente da Fundação de Teleducação do Ceará (TVC).

A solenidade de entrega da comenda será realizada na sexta-feira, 25, às 19 horas, no Teatro Nadir Papi Saboya, em Fortaleza, durante sessão solene alusiva ao aniversário de 42 anos da ACLP. Na ocasião, também serão agraciados os professores Ênio Silveira e Mário Barbosa Cordeiro.

A sessão solene envolverá, ainda, a posse das professoras Ritacy de Azevedo Teles e Eulália Vera Lúcia Fraga Lauquin como membros da ACLP, o lançamento da Revista Vernáculo N° 15 da ACLP e o relançamento do livro Poemas do Céu e do Inferno, de autoria do professor João Soares Lobo.

A Comenda

A Medalha Professor Hélio Melo foi criada em março de 2007, numa homenagem ao espírito empreendedor do estudioso Hélio Melo, fundador e primeiro presidente da ACLP, além de membro efetivo da Academia Brasileira da Língua Portuguesa. A ACLP congrega as mais eminentes expressões da filologia e da linguística do Ceará.