Alunos de Cedro conquistam primeiro lugar em Feira Regional de Ciências e Cultura

20 de novembro de 2014 - 12:44

O primeiro lugar na VII Feira Regional de Ciências e Cultura 2014, promovida pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 17 – Icó), foi conquistado pelas alunas, Débora Costa e Karlla Thamyres, da 9ª série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Gabriel Diniz, na cidade de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará.

A conquista é um feito inédito para a educação pública municipal. O projeto “Lendo e escrevendo por um ângulo diferente”, foi o vencedor. A segunda colocação ficou também com alunos da Escola Gabriel Diniz: Ávylla da Silva Lima e Samuel de Matos Brito, que concorreram com o projeto “Educando pela música”.

Os dois casos de sucesso da EEFM Gabriel Diniz na 1ª Iniciação Científica do evento irão representar o município na etapa estadual da Feira de Ciência e Cultura, que acontecerá em Fortaleza, em data ainda a ser definida, e servem de estímulo às demais escolas públicas municipais.

Grata experiência: aluno ajudando aluno

“Lendo e escrevendo por um ângulo diferente”, criado por Débora Costa e Karlla Thamyres, tem o cuidado de inserir a leitura e a escrita na disciplina de Matemática, facilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico. Orientado pelo professor Cícero Alexandre, o projeto visa também à melhoria do desempenho da escola junto ao Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.

Cícero explica que a metodologia, ao unir Português e Matemática, fez toda a diferença. “O que fica para a coordenação e os alunos é o efetivo aprendizado pela utilização de um novo formato”. O professor reforça: toda a equipe está agora se preparando para competir na Feira Estadual. “Estamos diariamente trabalhando para que o grupo continue nessa batalha de conquistas, e possa representar o município da melhor maneira possível”.

MPB a serviço do aprendizado

Tendo como orientado o professor Francedilson Lima Teixeira, o projeto “Educando pela Música” busca repassar o verdadeiro sentido da Música Popular Brasileira aos alunos. Com sensibilidade e competência, Ávylla e Samuel agradaram a banca julgadora da VII Feira. No município, os dois participavam de oficinas, utilizando, entre outras, as músicas “Aquarela” (Ary Barroso), “Asa Branca” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), “Cidadão” (Zé Geraldo) e “Codinome Beija Flor” (Cazuza/ Ezequiel Neves / Reinaldo AriasEzequiel Neves/Reinaldo Arias).

O professor-orientador Francedilson Teixeira explica que o projeto será encerrado com a visita ao museu de Luiz Gonzaga, na cidade de Exu-PE.

Todos unidos por uma educação melhor

O prefeito Nilson Diniz, deu nota 10 para alunos que se consagram pela capacidade de aprender e ensinar. “É gratificante o município ser bem representado em meio a alunos de grandes escolas da região. Com isso, Cedro é reconhecido pela competência na educação, pela garra de uma juventude comprometida com o futuro”. Para o gestor, a conquista do primeiro e segundo lugares na VII Feira Regional de Ciências e Cultura 2014 aconteceu graças ainda ao envolvimento dos familiares dos estudantes, do apoio dos coordenadores e a participação dos diretores da Escola.

Fonte: Diário do Nordeste