Reunião Plenária no CEE discute metas para 2013

16 de janeiro de 2013 - 14:28

Durante reunião Plenária que aconteceu no auditório do Conselho Estadual de Educação na manhã desta quarta-feira, foram discutidas metas que serão desenvolvidas no ano de 2013.

Elaborar, atualizar, e concluir o Projeto de Lei do Sistema de Ensino.

Dar continuidade ao Levantamento de Edificações dos prédios Escolares.

Analisar a Técnica dos Instrumentos de Gestão: Projeto Politico Pedagógico e Regimento Escolar das escolas de educação básica.

Dar continuidade ao curso de Formação de Executivos Escolares, uma vez que estão matriculados 1.582 (hum mil, quinhentos e oitenta e dois) diretores da rede municipal nos Grupos II e III. A meta é criar o Grupo IV, e incluir no Projeto, 90 (noventa) municípios que ainda não celebraram o convênio de cooperação.

Revisão das resoluções que dispõem sobre credenciamento de instituições e reconhecimento de cursos do ensino fundamental e médio, exercício de direção, Educação Profissional, regularização de vida escolar, progresso parcial para adequar as diretrizes nacionais.

Modificar a Estrutura Organizacional do Conselho, criando: a Coordenadoria de Pesquisas educacionais para a Educação Básica, para pesquisar a realidade educacional, sobretudo a que se desenvolve no interior das escolas, no cotidiano das salas de aula, incluindo a interação escola, família e comunidade, independente dos seus aspectos físicos e criando condições científicas para promover mudanças significativas, construtoras da qualidade; Coordenadoria de Acompanhamento e Execução Curricular; e Assessoria de Desenvolvimento Institucional: e a Câmara da Educação Profissional. (Processo Tramitando na procuradoria/GAB-GOV).

Implantar sistema de acompanhamento da execução curricular, que permita dispor da qualidade da avaliação do currículo e permita projeção de modelos de atualização do magistério.

Atualização tecnológica do ensino de Matemática a partir da produção de livros didáticos por capítulos com abundante quantidade de exercícios que assegurem a aprendizagem eficaz.

Contribuir para que a escola, a família e a comunidade caminhem juntas na dificil tarefa de inclusão social da juventude, no mundo em difícil momento de sua evolução em consequência da disseminação trágica da droga.

Aprofundar os estudos sobre financiamentos da educação para buscar caminhos capazes de dar a profissão de professores ao nível de respeitabilidade que ela merece.

Desenvolver um sistema de Business Intelligence para a Educação (BI da Educação);

Projeto de Desenvolvimento, implantação e criação de logística para manutenção do Portal da Educação, agregando gestão de reconhecimento;O portal deverá ser veiculo de comunicação permanente do Conselho com todos os agentes do sistema de ensino, assegurando, sobretudo atualização de conhecimentos e suporte técnico-pedagógico;

Credenciamento, recredenciamento, avaliação e acompanhamento da execução curricular em todas as unidades de ensino cadastrados no SISP.

Treinamento do SISP nas coordenadorias de Regionais de Desenvolvimento da Educação, Secretarias Municipais, Conselhos Municipais e nas unidades credenciadas para atualização dos dados informados via-WEB;

Educação no campo;a perspectiva a ser desenvolvida preocupa-se com os jovens das zonas rurais para os quais é prioritário desenvolver competência profissional na área agrícola. Essa profissionalização se dará vinculada as características do potencial agrícola da região. Aliado as modificações que podem ser feitas a partir da construção da barragem submersa que possibilita o uso da terra na produção agrícola sem necessidade de irrigação e permanência do aluno no campo com autonomia financeira.

Os Projetos acima poderão ser executados a partir de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2014.

Prof. Edgar Linhares Lima

Presidente do Conselho Estadual de Educação

Kássia Braga

Assessoria de imprensa do Conselho Estadual de Educação