Sessão solene na Alece marca os 76 anos de funcionamento do CEE

27 de novembro de 2025 - 10:36 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3125.8974 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

A noite da quarta-feira, 26/11, foi festiva e marcada pela emoção para todos os que integram atualmente ou já fizeram parte da equipe do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE). As contribuições do órgão na defesa incondicional da educação no Ceará foram destacadas em sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Na oportunidade, foram homenageadas personalidades e instituições que fizeram parte da trajetória do Conselho ao longo das mais de sete décadas de atuação.

A cerimônia atendeu a requerimento do deputado Acrísio Sena (PT). O parlamentar destacou a trajetória do CEE, que tem atuado como guardiã da qualidade, equidade e legalidade na educação cearense. Acrísio Sena enfatizou: “Desde sua criação, em 1949, o CEE se consolidou como órgão essencial do Sistema Estadual de Ensino, sendo responsável por normatizar, acompanhar e assegurar que escolas, cursos e instituições funcionem com responsabilidade, transparência e compromisso com o aluno”.

Ainda em seu discurso, o deputado fez questão de salientar o trabalho técnico da equipe do CEE ao longo dos anos, marcado pelo diálogo permanente e pelo espírito colegiado que orienta as decisões emanadas do órgão, com foco na segurança jurídica, credibilidade e estabilidade à educação estadual. Acrísio Sena não poupou elogios aos conselheiros e servidores pelo compromisso com a missão organizacional do órgão.

“Celebrar os 76 anos do Conselho é reconhecer uma história de dedicação pública, de construção coletiva e de compromisso com o futuro do Ceará. Reafirmo, aqui, meu respeito e minha parceria com esta instituição, que tem contribuído para os avanços que colocam o nosso estado como referência nacional em políticas educacionais”, afirmou Acrísio Sena na tribuna do Plenário 13 de Maio da Alece.

Durante a sessão solene, foram homenageadas as seguintes instituições parceiras do CEE: Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (Urca), Colégio Estadual Liceu do Ceará, União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (Uncme-CE), Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE) e Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe).

As personalidades que receberam certificados foram Ada pimentel (atual presidente), Lúcia Maria Beserra Veras (conselheira e atual vice-presidente do CEE), Maria de Fátima Sandra Silva Lemos (servidora mais antiga do CEE), Meiricele Calíope Leitinho (ex-servidora), Sebastião Valdemir Mourão, José Maria de Oliveira Lucena, José Rosa Abreu Vale (ex-presidente) e Raimunda Aurila Maia (conselheira e atual secretária geral do CEE). Além disso, Gustavo Sobreira Neto recebeu homenagem em nome da sua avó, Maria Neli Sobreira, falecida em 2023. Em rápida fala, relembrou a trajetória e a ligação da avó com o ensino, em especial no CEE. Parabéns ao conselho pela nobre atividade e por seus quadros, que hoje exemplifico na figura da vó Neli”, afirmou.

Em sua saudação aos presentes, a presidente do CEE, professora Ada Pimentel, ressaltou: “O momento é de festa e, também, de orgulho pelo CEE estar sendo reconhecido e destacado na Casa do Povo. A gestora agradeceu a generosidade dos conselheiros. “Vocês todos têm me reconhecido como uma profissional em condições de coordenar, de liderar os trabalhos deste órgão colegiado neste novo tempo”, enfatizou, lembrando que o momento atual é de complexidade, incertezas e desafios. “Mas, seguimos firmes. A coragem nos move para a construção e aperfeiçoamento das políticas públicas. Olhamos o passado com respeito e gratidão e visualizamos o futuro com fé e entusiasmo para que o CEE siga exercendo, com esmero, sua sua função mais nobre: a normatização do ensino no Ceará”.

Ada Pimentel prosseguiu: “A grande transição que vivenciamos marca uma era de incerteza e mudança vertiginosa e sem rumo estabelecido. Difícil identificar o que é persistente em um tempo fluido, mutante, que produz, frequentemente, eventos inesperados, singulares. É necessário coragem para planejar o futuro, respeitando o passado, mas sem deixar que ele contamine perspectivas’.

A presidente do CEE concluiu: “Nesta noite, lembramos os 76 anos do Conselho, sete décadas e meia de história dedicadas à construção, ao aperfeiçoamento, à implementação e à avaliação de políticas públicas que têm transformado a educação cearense. Ao celebrarmos esta data tão significativa, olhamos para o passado com respeito e gratidão, reconhecendo a trajetória de mulheres e homens que, com coragem e espírito público, edificaram esta instituição. o maior legado que podemos deixar é aquele que se sustenta no tempo: a defesa incondicional de uma educação democrática, inclusiva, justa e de qualidade para todos. Trabalhamos por um Conselho técnico, ético e participativo. Um Conselho que não se limite a normatizar, mas que sse compromete com a melhoria real da educação. Enfrentamos desafios, mas o fazemos com coragem, transparência e com a forte crença de que a educação é o caminho mais sólido para uma sociedade mais justa, se deixarmos um legado de oportunidade para todos, uma gestão comprometida com a escuta, coma equidade, com a justiça social, se fizemos um Conselho que sabe olhar para além dos muros institucionais e atuar onde mais importa: nas vidas transformadas pela educação. Que o CEE seja sempre guardião do direito de aprender”.

A mesa da cerimônia foi composta pela secretária-executiva da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), professora Jucineide Fernandes; a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe), professora Graça Bringel; a conselheira e presidente da Câmara de Educação Superior do CEE, professora Guaraciara Barros Leal; a conselheira e presidente da Câmara de Educação Básica do CEE, professora Luiza Aurélia Costa; o professor Tales Cavalcante e o ex-deputado estadual Eudoro Santana, que recebeu certificado de reconhecimento na sessão em nome do filho, o atual ministro da Educação e ex-governador do estado, Camilo Santana.

A solenidade foi abrilhantada com apresentação musical do Grupo de Choro da Uece, sob a coordenação do professor Paulo Garcia. Também foi apresentado um vídeo institucional do CEE, mostrando um pouco da trajetória do órgão e depoimentos de personalidades que fizeram a história do CEE.