Conselho Municipal de Educação de Caucaia comemora 25 anos

3 de junho de 2022 - 15:07 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443

CEE prestigia solenidade festiva em Caucaia e reforça parceria com CMEs

O Conselho Estadual de Educação (CEE) tem reforçado a parceria com os Conselhos Municipais de Educação (CMEs) numa forma de proporcionar mais autonomia aos órgãos municipais, o que lhes confere ainda mais importância no execução do papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e agilidade nas funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora de atos relacionados à educação no âmbito das localidades inseridas em seu raio de ação.

Um dos conselhos municipais em destaque dentre os CMEs espalhados pelo Ceará é o Conselho Municipal de Educação de Caucaia (CMEC), que completou 25 anos de fundação nesta sexta-feira, 03/06/2022, desenvolvendo profícuo trabalho de análise de questões e emissão de pareceres sobre assuntos concernentes à educação de Caucaia, além de aplicar a legislação sobre educação infantil e ensino fundamental nas escolas municipais e sobre educação infantil nas escolas privadas.

A solenidade comemorativa aos 25 anos de fundação do CMEC foi realizada na manhã desta sexta-feira, no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, localizado no Centro da maior cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. A presidente do órgão, professora Antônia Cláudia de Paula Lima, foi a anfitriã da programação, que contou com a presença de autoridades políticas e educacionais de Caucaia, além de representantes da Uncme-CE e da Câmara dos Deputados. O CEE foi representado pela vice-presidente da Câmara de Educação Básica (Ceb), conselheira Luzia Jesuíno, por conta da impossibilidade de comparecimento da presidente do órgão, professora Ada Pimentel.

O evento festivo foi aberto com a execução dos hinos do Brasil e de Caucaia pela Banda Municipal, seguida de discurso da presidente Cláudia de Paula Lima. A gestora destacou as atividades e desafios superados pelo CMEC ao longo de sua história e fez questão de exaltar o trabalho dos secretários escolares para o pleno sucesso das ações do Conselho Municipal. “Minha fala é de profundo agradecimento a todos que colaboram com o CMEC”, disse, lembrando que o órgão contabiliza, hoje, 116 escolas públicas e 14 escolas privadas devidamente legalizadas.

Em sua fala durante a solenidade, a conselheira do CEE, Luzia Jesuíno, enalteceu a parceria do órgão estadual com os congêneres municipais em prol do fortalecimento e legalidade da educação no Ceará. “São muitos os desafios, mas serão superados, com determinação, especialmente no que diz respeito às funções normativas”. Na ocasião, os presentes lembraram da contribuição do ex-presidente do CEE, professor Edgar Linhares, para a efetividade dos CMEs.

Ainda na solenidade, discursaram a presidente da Uncme-CE, Nete Gomes; o vice-prefeito de Caucaia, Francisco Deuzinho Filho; e o deputado federal Idilvan Alencar. Todos exaltaram a função do CMEC e parabenizaram a direção e servidores do órgão pelos 25 anos de história. Também falou o secretário Municipal de Educação, Sergio Kobayashi, que enfatizou a educação como uma política de estado em Caucaia, a partir da nova administração municipal.

A programação foi abrilhantada com apresentações musicais por parte de alunos da Escola Rubens Vaz e constou, ainda, da entrega de selos comemorativos a ex-conselheiros do CMEC e amostra de fotos para a galeria de ex-presidentes do órgão, bem como a entrega simbólica de certificação de credenciamento para escolas caucaienses e de flores para colaboradores do Conselho Municipal. Ao final do evento, não faltou o tradicional “Parabéns pra você” para destacar os 25 anos do CMEC.