CEE conclui participação na Caravana Ceará Um Só e destaca importância da iniciativa

18 de novembro de 2025 - 21:15 # # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3125,8974 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

“O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) teve a honra de participar dessa jornada histórica de integração entre Estado e municípios, o que proporcionou uma aproximação de grande relevância entre o órgão e os gestores da educação em todo o Ceará”. A avaliação foi feita pela presidente do CEE, professora Ada Pimentel, ao participar da única etapa da Caravana Ceará Um Só, na manhã desta terça-feira, 18/11, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza. A iniciativa faz parte do programa estadual de governança interfederativa, que percorreu as 14 regiões de planejamento do Ceará em uma jornada de inovação e conhecimento com início em maio passado.

O último dos 14 encontros presenciais realizados em 2025 pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) reuniu gestores e técnicos de 19 municípios que compõem a região da Grande Fortaleza. O sentimento foi de dever cumprido e de êxito da iniciativa, pioneira no Brasil., além do compromisso de continuar o movimento de integração e troca de conhecimentos entre Estado e municípios. O CEE participou de todas as etapas da Caravana, aproximando-se, de forma mais intensa, dos atores da educação nas regiões visitadas, apresentando um quadro geral das escolas dos municípios e realizando uma mobilização na perspectiva da legalização das instituições de ensino nas localidades, além de apresentar os serviços que disponibiliza para a comunidade em geral.

Na Caravana em Fortaleza, o CEE foi representado pela presidente, pela secretária geral e pela assessora de Controle Interno do órgão, professoras Ada Pimentel, Aurila Maia Freire e Rosangela Araujo, respectivamente. Na apresentação ao público, a presidente do Conselho demonstrou os números levantados pelo órgão sobre a educação na Grande Fortaleza. Em um total de 19 municípios, 13 contam com sistema de ensino próprio e seis estão sob a jurisdição do CEE. O número total de escolas chega a 2.491, entre estaduais, municipais e privadas, contando com 908.259 alunos. Do universo de escolas, apenas 229 apresentam situação irregular quanto ao credenciamento junto ao Conselho. A urgência na regularização foi solicitada junto aos gestores.

Na oportunidade, a professora Ada Pimentel expôs um panorama da educação básica no Ceará, que engloba 7.676 escolas e 1.930.754 estudantes. A gestora ainda detalhou o Sistema Estadual de Ensino, do qual o CEE é o órgão normatizador. Foi realizada, ainda, a entrega de certificados às escolas legalizadas junto ao Conselho. A gestora aproveitou para convidar o público a conhecer de perto o CEE e inteirar-se de seus serviços ofertados ao público em geral. “Estamos sempre de portas abertas e de olho na normatização do ensino em prol da educação com equidade e qualidade”, disse.

Além da participação do CEE, a programação em Fortakeza incluiu, ainda, palestras e oficinas temáticas sobre planejamento e gestão orçamentária; reforma tributária; governo digital; captação de recursos; previdência; gestão de pessoas; contratos de gestão, consórcios públicos, parcerias público-privadas, controle interno, prestação de contas e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros temas.

“Agradeço ao governador Elmano de Freitas por acreditar e apoiar a Caravana Ceará Um Só. Mais do que completar um ciclo, a Caravana consolida uma nova forma de fazer gestão pública no Estado, baseada na escuta ativa, na aproximação constante e no compromisso com soluções construídas de forma colaborativa entre governo e municípios. Cada encontro, diálogo e partilha de experiências se somaram a uma construção coletiva que já começa a gerar resultados concretos. A Caravana deixou um legado que ultrapassa a realização dos encontros presenciais. Já estamos preparando a versão 2.0 da Caravana Ceará Um Só para 2026”, anunciou o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini.