A formação de professores em foco
23 de setembro de 2025 - 14:32 #CEE #Conselho Pleno CEE #formação e professores
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Pesquisa de opinião recente realizada junto a professores de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil mostra que apenas 19% concordam totalmente que os atuais cursos de graduação de pedagogia e licenciaturas estão preparando bem os docentes para o início da profissão. 84% concordam (53% totalmente e 31% em parte) que cursos presenciais formam docentes melhor preparados – apesar de 6 a cada 10 professores formados no Brasil terem, em 2020, se graduado em cursos a distância. Além disso, 56% dos professores entrevistados afirmam não terem recebido orientação específica em seu primeiro ano de docência, quando estudos demonstram que a curva de aprendizagem é muito mais alta nos cinco primeiros anos de prática.
A pesquisa reforça, a partir da voz dos próprios professores, a necessidade de melhorias na formação docente, que é uma pauta central para a valorização da profissão e a garantia de uma Educação de qualidade para todos. A questão e todos os seus desdobramentos será abordada pelo professor Haroldo Corrêa Rocha, coordenador geral do Movimento Profissão Docente, durante palestra sobre o tema “A Formação dos Professores” a ser proferida por ocasião da 14º reunião ordinária de 2025 do Conselho Pleno do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE). O encontro será realizado na manhã desta quarta-feira, 24/9, às 8h30min, no auditório da Escola de Gestão Pública do estado do Ceará (EGPCE), no Centro Administrativo do Cambeba, em Fortaleza.
Rocha avalia que a desvalorização da carreira docente ameaça provocar um “apagão de professores” na educação básica, com falta de 235 mil educadores projetada para 2040. Alguns dos muitos motivos seriam o desinteresse dos jovens em fazer licenciatura ou os desafios encontrados no dia a dia, o que resulta em abandono da área, além de aposentadorias. Para o especialista, a educação brasileira precisa ir além na formação de docentes. Rocha entende que o Brasil só vai melhorar a aprendizagem se tiver foco nos professores. “Ele deve ser visto como um profissional que precisa ter competências desenvolvidas e ter acesso a cursos profissionalizantes que possibilitem esse desenvolvimento”, aponta.
Para Rocha, a fase de formação dos professores no Brasil encontra-se em “estado crítico” e defende que as redes públicas assumam parte da responsabilidade por essa situação, dando mais valor aos cursos de pedagogia existentes e garantindo uma formação abrangente para os professores. “O professor precisa ir além de saber química, por exemplo. Ele precisa saber ensinar química”, explica. Lembra, ainda, que o aumento do reconhecimento e a melhora das condições de trabalho também precisam ser levados em conta nas políticas em prol dos docentes. “O professor precisa ter garantia e segurança para ter progresso”, destaca. O líder do Movimento Profissão Docente afirma que isso se inicia desde a formação, já que a maior parte dos estudantes de pedagogia precisam trabalhar em outras áreas para pagar os estudos.
Serviço:
14ª reunião ordinária do Conselho Pleno do CEE
Palestra do professor Haroldo Corrêa Rocha
Tema: A Formação dos Professores
Data / Hora: 24/09/2025, às 8h30min
Local: Auditório da Escola de Gestão Pública do estado do Ceará (EGPCE) – Centro Administrativo do Cambeba – Fortaleza-CE