CEE conectado à política estadual de prevenção à violência
10 de setembro de 2025 - 10:35 #CEE #cultura de paz #direitos humanos #governo do ceará #Justiça Restaurativa #PReVIO #Sedih
Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3125.8974 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br
O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) se conecta ao Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Ceará (PReVio), uma iniciativa do Governo do Estado e intersetorialização coordenada pela Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih). Na tarde da terça-feira, 9/9, o Conselho participou de encontro de intersetorialização da política estadual de prevenção à violência. O evento foi realizado no auditório da Sedih, no Centro de Fortaleza, com a participação de membros de diversos órgãos. O PReVio atua para prevenir e reduzir a violência, através da governança forte e integração de políticas públicas. Hoje, já são mais de 30 projetos e ações efetivas, com foco no atendimento e cuidado de jovens, mulheres, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade.
No encontro, o CEE foi representado pela ouvidora, pela auditora e pelo assessor de comunicação do órgão, Cláudia Coêlho, Luiza Veras e Fernando Brito, respectivamente. Na oportunidade, relataram a preocupação do órgão normatizador com a violência nas escolas cearenses e comunidades circunvizinhas, mencionando recente resolução emitida pelo Conselho (Resolução CEE nº 514/2024), que institui normas às diretrizes complementares para a educação em direitos humanos, cultura de paz e justiça restaurativa no sistema de ensino do estado do Ceará. O documento determina que cabe aos sistemas de ensino assegurar a educação das pessoas que se encontram no sistema socioeducativo e prisional, visando a contribuir para a sua transformação e para o processo de ressocialização. A resolução também enumera ações a serem adotadas em prol da paz nas instituições de ensino, com atingimento às comunidades circunvizinhas.
“O CEE não poderia se eximir de ofertar sua contribuição em prol da disseminação da cultura de paz”, afirmaram os representantes do Conselho, parabenizando a organização do encontro pela iniciativa voltada para a reflexão e interação entre os diversos órgãos do governo estadual no âmbito da cultura de paz, justiça restaurativa e direitos humanos. O momento foi de aprendizado, conectando diferentes setores da política pública para a construção de caminhos integrados para assegurar proteção, cuidado e bem-estar para a sociedade cearense.
Ainda no evento, a gerente técnica do PReVio, Vanessa Arrais, fez um relato sobre o programa, que prioriza o apoio a grupos historicamente marginalizados e amplamente afetados pela violência. A gestora destacou que o PReVio atua com escuta, cuidado e inclusão através de seus projetos. “O objetivo é a união de todos pela transformação dos territórios”, disse, lembrando que o investimento já chega a R$ 325 milhões, atingindo, atualmente, 10 municípios cearenses. Os eixos são a prevenção á violência juvenil e de gênero, a modernização da segurança pública e o fortalecimento do sistema socioeducativo em prol da paz, dignidade e um futuro melhor para as pessoas, famílias e comunidades no Ceará. Em breve fala, a secretária executiva da Sedih, Raquel Andrade, conclamou os órgãos a se unirem em torno do PReVio, focados na transformação de territórios, fortalecimento das comunidades e preservação de vidas.