CEE esclarece gestores escolares sobre Novo Ensino Médio e Itinerários Formativos

4 de julho de 2025 - 16:30 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 31258974 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

Em mais uma atividade voltada à orientação dos gestores educacionais do estado, o Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) promoveu o 6º módulo da edição 2025 do Projeto Foco na Legislação do Ensino. A capacitação foi efetivada na quinta-feira, 3/7, através de live no canal do órgão no Youtube (@ceeceara). Na ocasião, foram prestados esclarecimentos sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e os Itinerários Formativos.

A palestrante foi o professor e conselheiro do CEE, professor Murilo Martins Filho, que integra a Câmara de Educação Básica do Conselho. Ele abordou aspectos como a Lei 14.945/2024 e suas implicações, as principais alterações no ensino médio, os parâmetros nacionais (Ifas), arquitetura curricular, elementos conceituais, a elaboração dos itinerários formativos, a formação de professores e outros.

O Novo Ensino Médio, a partir de 2025, traz mudanças significativas na estrutura e organização do ensino médio no Brasil, com foco na flexibilização curricular e aumento da carga horária. A implementação será gradual, começando pela primeira série. As principais mudanças são o aumento da carga horária total para 3 mil horas e 600 horas para os Itinerários Formativos (disciplinas optativas), os alunos poderão escolher áreas de aprofundamento de acordo com seus interesses, como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, ou Formação Técnica e Profissional; Integração com a formação técnica, ensino presencial, implantação gradual, disciplinas obrigatórias e adaptação das escolas.

Alguns dos objetivos do novo ensino médio são flexibilizar o currículo para que os alunos escolham disciplinas de acordo com seus interesses, ampliar a carga horária para 3.000 horas, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades; integrar o ensino médio com o mundo do trabalho, oferecendo oportunidades de formação técnica e profissional; e tornar o ensino médio mais atraente e relevante para os alunos. Entre os desafios da implementação do NEM estão a adequação das escolas ao novo modelo, a formação de professores para atender às novas demandas e a oferta de itinerários formativos de qualidade.

Em sua fala na live, o professor Murilo Martins Filho defendeu um amplo estudo da nova legislação por parte dos gestores das escolas antes da tomada de decisões sobre o novo ensino médio e a oferta dos itinerários formativos, com a oitiva do corpo docente e discente para saber suas demandas.

A live da quinta-feira, 3/7, permanecerá gravada no canal do CEE no Youtube e disponível para download, juntamente com os slides apresentados pelo palestrante. Por sinal, todas as lives do Projeto Foco na Legislação do Ensino, desde a sua implementação, em 2024, estão disponíveis no mesmo espaço de comunicação. O projeto tem alcançado significativa aceitação junto aos usuários e prevê capacitações mensais através do canal do CEE no Youtube.