CEE na Reunião Ordinária Pública itinerante do CNE

10 de junho de 2024 - 15:59 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2005 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br

O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) participará da Reunião Ordinária itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE), que acontecerá no período de 10 e 13 deste mês, no Auditório JK da Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte-MG. O evento reflete o empenho do CNE em aproximar-se da realidade educacional de outras regiões do país, bem como em fortalecer o diálogo com entidades e pessoas comprometidas com a educação brasileira.

No encontro, o CEE será representado pela presidente do órgão, professora Ada Pimentel. A gestora terá participação especial, compondo mesa-redonda que abordará o tema “Regulação na perspectiva da expansão e avaliação da Educação Superior”. Em que pese a expansão das políticas de inclusão, o acesso ao ensino superior brasileiro ainda está restrito a parcela pequena da população. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2019, demonstram que somente cerca de 20% da população entre 25 e 34 anos possui diploma de nível superior no País. O mesmo levantamento aponta que 40% dos ingressantes em universidades, em 2019, pertenciam aos 20% da população com maior poder econômico. No mesmo ano, só 5% pertenciam aos 20% mais pobres da população.

Outros temas relevantes que serão discutidos durante a reunião em Belo Horizonte-MG são ““Educação brasileira – que futuro é esse?”, “Plano Nacional de Educação na perspectiva das políticas estratégicas da educação nacional”, “Educação brasileira: transição da educação básica à superior”, “Educação híbrida no ensino básico e superior: IA e tecnologias”, “Desafios da Educação Profissional e Tecnológica”, “Política Nacional do Ensino Médio – análise da implementação e perspectivas de futuro”. Está previsto, ainda, o relato de Parecer do CNE e distribuição de processos entre os conselheiros. Toda a programação será coordenada pelo presidente do CNE, professor Luiz Roberto Liza Curi.