CEE aborda Programa Escola em Tempo Integral

24 de maio de 2024 - 09:26 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2005 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br

A Educação em Tempo Integral é um princípio integrador e articulador das concepções de ser humano, escola, currículo, de ensino e aprendizagem, sociedade e das diferentes etapas da Educação. Possibilita a superação da fragmentação dos conhecimentos e vincula-os às práticas sociais e à vida cotidiana. A Educação em Tempo Integral pressupõe à escuta e à participação de todos os estudantes ao seu modo e conforme suas condições, integrando ao currículo necessidades, interesses e as culturas nas experiências educativas.

Visando dirimir dúvidas sobre o Programa Escola em Tempo Integral, o Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) selecionou o quarto módulo do Projeto Foco na Legislação do Ensino para a abordagem do tema. A palestra foi ministrada pela presidente do Conselho, professora Ada Pimentel. A capacitação foi efetivada através de transmissão pelo canal do CEE no Youtube, tendo ocorrido na tarde da quinta-feira, 23/5.

Inicialmente, a presidente do CEE fez um histórico da implementação do Tempo Integral no país, lembrando que esse tipo de forma de ensino é o fundamento integrador das dimensões do cuidar e as práticas sociais. Num segundo momento, abordou as diversas nuances da Educação em Tempo Integral, destacando que sua ampliação e organização deve ser consequência do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do currículo escolar. Ada Pimentel mencionou, ainda, a atuação dos conselhos de Educação no Programa Escola em Tempo Integral. Nesse âmbito, os conselhos desempenham o papel de apreciação e recomendação sobre as políticas da Educação Integral em Tempo integral apresentadas pelo Poder Executivo.

Num segundo momento da live, a presidente do CEE respondeu a questionamentos dos expectadores sobre percentuais de Tempo Integral no Ceará, a relação entre os conselhos de Educação, as vantagens do ensino em Tempo Integral e as atuais dificuldades de implementação, fluxo entre as Secretarias de Educação e os Conselhos de Educação e questões correlatas.

O quinto módulo da edição 2024 do Projeto Foco na Legislação do Ensino já tem data definida. Será efetivado no dia 20 de junho próximo. O tema do próximo módulo será Projeto Político Pedagógico (PP). De acordo com a presidente do CEE, a direção do órgão tem priorizado a abordagem de temas de destaque para os gestores escolares e para a comunidade escolar a cada módulo do projeto. Novos módulos da edição 20024 estão previstos a cada mês até dezembro.

No canal do CEE no Youtube (https://www.youtube.com/@ceeceara), o interessado poderá conferir, na íntegra, todas as etapas já cumpridas do Projeto Foco na Legislação do Ensino, além de realizar o download dos slides explicativos utilizados em cada uma das palestras.