Educação integral em discussão

23 de fevereiro de 2024 - 14:35 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2005 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br

“A educação integral, na contemporaneidade, deve ser compreendida a partir do conceito de redes e comunidades interligadas, tendo como pilares a equidade e singularidade. trata-se portanto, de um exemplo máximo de política pública educativa, que se materializa a partir do princípio da gestão integrada sistêmica, considerando o currículo a partir dos territórios educativos e da intersetorialidade, visando implementar uma cultura de expertise colaborativa, com fins de aprendizagem visível dos estudantes”. A avaliação é do professor Antônio Lourenço Neto. Pesquisador e doutorando em educação, ele abordou o tema “Desafios e perspectivas da educação integral no Brasil” por ocasião da primeira live da edição 2024 do Projeto Foco na Legislação do Ensino, uma iniciativa do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE). A transmissão foi realizada na tarde da quinta-feira, 22/2, através do canal do CEE no Youtube, com representativo número de espectadores cearenses e de outros Estados brasileiros.

O professor Lourenço Neto dividiu o tema em cinco dimensões, a fim de facilitar o entendimento dos espectadores, além de proporcionar maior interação entre o palestrante e os ouvintes. Foram elas: dimensão teórica, dimensão acerca dos atores, dimensão curricular, dimensão acerca dos desafios da educação integral e dimensões acerca das perspectivas da educação integral. Na ocasião, apresentou as premissas da educação integral: desenvolvimento humano em todas as dimensões, projeto coletivo, resposta às desigualdades, comunidades de aprendizagem e rede de educadores; e destacou sua importância como política pública, tendo como focos a equidade, a sustentabilidade, a inclusão e a contemporaneidade.

O palestrante destacou a importância da gestão integrada e sistêmica na educação integral. “Para a implementação da educação integral, é essencial um modelo de gestão que rompa com o risco de isolamento e o desperdício de bons recursos da própria rede, se estruturando a partir do apoio da Secretaria de Educação às escolas e às suas propostas pedagógicas. Além disso, a implementação da educação integral demanda orientação, formação e acompanhamento permanentes a gestores e professores”, apontou. E completou: “é necessário entender a rede municipal de educação como mais do que um conjunto de escolas sob a gestão do município, mas como um fluxo de trocas de informações e recursos que alimentam relações e aprendizagens coletivas, orientadas por um propósito comum. Nessa concepção, o aluno não é só de uma professora ou mesmo de uma escola, mas é estudante de uma rede, ao mesmo tempo em que também o professor é parte da equipe da escola e da rede”.

Ao abordar o currículo na educação integral, Lourenço Neto lembrou que possibilita a articulação dos espaços e tempos educativos dentro e fora da escola, promove a diversidade cultural, valorizando as manifestações culturais da comunidade; estimula o gosto pela aprendizagem; conecta o projeto político pedagógico da escola ao trabalho pedagógico e à infraestrutura; integra e valoriza os profissionais da educação, os estudantes, as famílias e os agentes da comunidade; e orienta a formação dos profissionais da educação; realiza a parceria com órgãos da assistência social, cidadania, ciência e tecnologia, esporte, turismo, cultura, saúde e meio ambiente. Reforçou, ainda, que a matriz curricular deve assegurar movimento, dinamismo e multidimensionalidade, de tal modo que os diferentes campos do conhecimento possam se coadunar com o conjunto de atividades educativas e instigar, estimular o despertar das necessidades e desejos.

O palestrante abordou, também, questões como as barreiras ao desenvolvimento integral, territórios educativos, intersetorialidade, experiências da realidade brasileira e do exterior. Por fim, enfatizou que as práticas pedagógicas em educação integral devem manter a aprendizagem como um ciclo ativo e contínuo baseado no estímulo ás capacidades de autonomia, protagonismo e de experimentação das crianças e jovens. Além disso, abordou o uso da inteligência artificial.

Presidente do CEE, a professora Ada Pimentel falou aos espectadores no início da live, destacando a importância do Projeto Foco na legislação do Ensino. “É fundamental estarmos sempre nos atualizando sobre temas que lidamos no nosso dia a dia de trabalho”, ressaltou. A gestora fez breve comentário sobre o tema da live, destacando o seu aspecto instigante e oportuno. ” A educação integral abrange todas as dimensões do ensino e deve constituir-se num projeto coletivo e compartilhado”, afirmou.

O segundo módulo da edição 2024 do Projeto Foco na Legislação do Ensino será desenvolvido no mês de março próximo, com tema ainda a ser definido pela direção do CEE. O foco do projeto é abordar temas diversos de interesse dos gestores escolares.

No canal do CEE no Youtube (https://www.youtube.com/@ceeceara), o interessado poderá conferir, na íntegra, todas as etapas do Projeto Foco na Legislação do Ensino, enquanto no site do órgão (www.cee.ce.gov.br) está armazenado todo o material utilizado em cada uma das palestras.