A expansão da EaD no Brasil; modalidade veio pra ficar

29 de outubro de 2023 - 12:53 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

A Educação a Distância (EaD) crescia no Brasil paulatinamente, a partir da necessidade de levar a educação e preparar as pessoas que, de certa forma, não tinham condições de mudar de cidade ou mesmo por não ter tempo de ir a um local que tenha o ensino presencial regular. E ganhou espaço cativo durante a pandemia, quando a circulação de pessoas de tornou restrita.

Hoje, a EaD é uma realidade no país e a tendência é de crescimento ainda maior, beneficiando mais pessoas que buscam aprender. O Ministério da Educação (Mec) define a EaD como uma modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. A modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.

O tema EaD foi abordado pelo professor e conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), Samuel Brasileiro Filho, durante o quarto módulo do Projeto Foco na Legislação do Ensino, iniciativa do Conselho voltada para a capacitação de pessoas que atuam na gestão escolar. O módulo foi efetivado na última quinta-feira, 26/10, através do canal do CEE no Youtube, ferramenta destinada a incrementar a aproximar o órgão com os usuários em geral.

Na ocasião, o professor Samuel Brasileiro Filho explicou que educar a distância não é novidade, mas a diversificação de suas concepções, denominações, imprecisões normativas e formas de provimento têm gerados algumas confusões. “A EaD compreende, fundamentalmente, um processo de ensino e aprendizagem envolvendo a separação no espaço e/ou no tempo entre professores e alunos, bem como o uso de tecnologias que viabilizam a mediação pedagógica”, apontou..

Especialista em EaD, o professor Samuel Brasileiro Filho avalia que a modalidade tende a crescer no Brasil e, particularmente, no Ceará, mas considera fundamental a fiscalização de sua efetivação. Por outro lado, entende que os estudantes interessados na modalidade devem buscar instituições reconhecidas no mercado que oferecem EaD. O conselheiro enumerou vantagens da modalidade de ensino, como flexibilidade de horários, economia de tempo e dinheiro e acesso a conteúdo diversificado; bem como desvantagens, a exemplo da falta de interação presencial, dependência de tecnologia e internet e falta de disciplina e motivação.

Lembrou, ainda, que, atualmente, a EAD já é considerada uma modalidade consolidada no Brasil. De acordo com o Inep, em 10 anos, a EaD teve salto de 378,9% em matrículas de ingressantes e este número continua aumentando. Samuel Brasileiro Filho observa que a flexibilidade oferecida pela EaD permite que mais pessoas tenham acesso à educação de qualidade, independentemente de suas localizações geográficas ou limitações de tempo, o que resulta em um aumento na qualificação da mão de obra e, consequentemente, na melhoria da empregabilidade.

A coordenação da transmissão ficou sob a respoónsabilidade do jornalista Fernando Brito, assessor de Comunicação do CEE.

Presidente do CEE, a professora Ada Pimentel comemora o sucesso do Projeto Foco na Legislação do Ensino por capacitar, em especial, os secretários escolares das redes públicas e privadas. “É fundamental estarmos sempre nos atualizando sobre temas que lidamos no nosso dia a dia de trabalho”, enfatizou.

O quinto módulo do Projeto Foco na Legislação do Ensino deverá ser desenvolvido na última quinta-feira deste mês de novembro próximo, com a abordagem de tema ainda a ser definido pela direção do CEE. Os módulos do projeto serão realizados sempre na última quinta-feira de cada mês, até o fim do ano. A ideia é abordar temas diversos de interesse para os gestores escolares.

No canal do CEE no Youtube e no site do Conselho (www.cee.ce.gov.br), o interessado poderá conferir, na íntegra, o teor de cada um dos módulos do projeto.

https://www.youtube.com/@ceeceara