CEE participa de visita de delegações africanas e Banco Mundial a Sobral para troca de experiências

9 de outubro de 2023 - 15:18 # # # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443

A convite da Prefeitura Municipal de Sobral, o Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) teve participação ativa na visita técnica de delegações de quatro países africanos – Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola e São Tomé e Príncipe – a Sobral, por iniciativa do Banco Mundial. O objetivo foi a troca de experiências no setor de educação para a melhoria da aprendizagem fundacional. A presença das delegações no município da Zona Norte do Estado ocorreu no período de 3 a 6 deste mês, com programação que incluiu reuniões, palestras e passeios por equipamentos educacionais e culturais sobralenses.

Durante a visita, as delegações africanas tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e conhecer os programas e reformas educacionais que aceleraram os ganhos de aprendizagem no Ceará, especialmente em Sobral; e que poderão ser replicados nos programas de educação nos países onde residem e atuam. A missão está inserida no contexto do Programa Acelerador de Aprendizagem, uma iniciativa global na qual o Ceará participa, buscando apoiar países para recuperar e acelerar a aprendizagem fundacional, com o apoio do Banco Mundial em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates, FCDO, UNICEF e USAID. Antes da estada em Sobral, as delegações estiveram reunidas com gestores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Fortaleza.

Na programação em Sobral, o CEE foi representado pelas professoras Ada Pimentel e Lúcia Veras, respectivamente, presidente e vice-presidente do órgão. Em encontro com as delegações africanas, realizado no Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, a professora Ada Pimentel proferiu palestra para os participantes da missão, oportunidade em que abordou sua trajetória à frente da Secretaria Municipal de Educação de Sobral no período de 1997-2000, um tempo de grandes transformações na educação sobralense, que viria a se tornar referência no país e a primeira do ranking de qualidade na educação. A gestora também apresentou o Conselho Estadual de Educação do Ceará, destacando sua missão de normatizar, deliberar, acompanhar e avaliar o Sistema Estadual de Ensino do Ceará para o desenvolvimento da educação com qualidade e equidade.

O Banco Mundial ressalta a qualidade do Ceará no âmbito da educação, com resultados reconhecidos em nível mundial, o que levou à efetivação da visita das delegações africanas. A instituição busca disseminar ações tidas como positivas, demonstradas por meio de estudos. Na avaliação do Banco, o Ceará tem desempenhado papel importante nas últimas décadas. “Os países querem entender por que esse sucesso ocorre e nós promovemos a troca de conhecimentos. O Banco é uma instituição que se dedica não somente ao financiamento, mas também à parte técnica, tendo um setor voltado à educação, que realiza estudos. Nesta oportunidade, contemplamos países ‘de Sul a Sul’. Ou seja, nações do Hemisfério Sul, que estão em desenvolvimento, auxiliam umas às outras”, explica Leandro Costa, economista sênior do Banco Mundial. A missão contou com a participação de 23 pessoas, divididas em delegações de Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola e São Tomé e Príncipe.