Dia da Educação

28 de abril de 2022 - 09:11 # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

O Dia da Educação é comemorado, anualmente, em 28 de abril. A data foi instituída para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, visando a construção de valores essenciais na vida em sociedade e no convívio saudável com outros indivíduos.

Há quem associe a palavra “educação” com o ambiente escolar. Contudo, não deve ser apenas a escola o instrumento para educação de uma criança ou jovem. A família é a base da formação educacional de uma pessoa.

Por outro lado, é dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente. Particularmente sobre o Brasil, o país ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e educação. Entretanto, o número de analfabetos vem sendo reduzido, de acordo com dados do Ministério de Educação (Mec).

Origem do Dia da Educação

O Dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril, por ocasião do encerramento do Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000. No evento, firmou-se o compromisso com 164 países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo com metas estabelecidas até 2030. Os líderes dos países presentes, inclusive do Brasil, decidiram definir juntos um dia para um movimento pela educação mundial. Para isso, essas nações assinaram um documento nomeado “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”.

A declaração apresenta seis metas a serem seguidas pelos países concordantes:

1.Expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, especialmente para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem;
2.Assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015;
3.Assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apropriada, a habilidades para a vida e a programas de formação para a cidadania;
4.Alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos até 2015, especialmente para as mulheres, e acesso equitativo à educação básica e continuada para todos os adultos;
5.Eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo de meninas na educação básica de boa qualidade;
6.Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, na matemática e em habilidades essenciais à vida.

Atividades para o Dia da Educação

Nesta data, instituições de ensino, como escolas e universidades, devem organizar atividades variadas que ajudem a reunir a comunidade e transmitir a importância dos valores educacionais para a formação da criança e do adolescente.

A importância da Educação

A educação é um direito fundamental capaz de produzir grande impacto em todas as áreas da vida do indivíduo. Por meio dela, é possível garantir um desenvolvimento social, econômico e cultural. Além disso, o direito à Educação de qualidade é básico, porque é capaz de assegurar o cumprimento de outros direitos. Por meio do conhecimento e acesso a informações, cada pessoa consegue aprender o que é certo e errado, valores, saber seus direitos, como por exemplo, à saúde e bem-estar, condições adequadas de trabalho, ser tratada com dignidade, entre outros.

É seguro afirmar que os impactos do acesso a uma educação de qualidade são enormes, tanto para cada cidadão, quanto para o país, como um todo. Alguns exemplos desses impactos podem ser citados: fortalece a cidadania, democracia e o acesso a outros direitos, melhora a compreensão e integração com as pessoas e o mundo, auxilia na proteção e preservação do meio ambiente, diminui a violência, ajuda na construção de valores sociais e culturais, promove a saúde, diminuição da pobreza, faz a economia crescer e auxilia na inserção ao mercado de trabalho.

A educação no Ceará

Estudo elaborado pelo Banco Mundial indica que quase todos os 184 municípios do Ceará apresentaram melhoras nas taxas de evolução escolar e aprendizado no ensino fundamental tanto em anos iniciais quanto em anos finais, indicado por uma constante crescente nos resultados do Ideb. Para efeitos de comparação, em 2005 o resultado no Ideb anos iniciais do ensino fundamental foi de 2,8 e, em 2019 o índice chegou a 6,3, ultrapassando a meta de 6,0 sugerida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o Brasil, em 2022. A cidade de Sobral, por exemplo, chegou a ter o melhor desempenho no Ideb nacional para séries iniciais do ensino fundamental em 2017, com impressionantes 9,1.

Em evento recente, a governadora Izolda Cela destacou: “No Ceará, a Educação tem status de prioridade”. A chefe do Executivo cearense completou: “Educação é uma ação que se lança e se firma com status de prioridade, que mobiliza compromissos partindo de um diagnóstico claro. Assim, é possível se comprometer com metas ousadas, mas factíveis, e que têm comprometimento com a equidade. O conceito de Nenhum Aluno a Menos norteia o trabalho.”

# Com informações SomosPar e Banco Mundial