CEE autoriza funcionamento de curso de Medicina na URCA

15 de julho de 2021 - 08:57 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

O Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou a instalação e funcionamento de um novo curso de Medicina na região do Cariri. A graduação, em nível de bacharelado, será estabelecida na cidade do Crato pela Universidade Regional do Cariri (URCA). A ideia de criação do MedURCA partiu do governador Camilo Santana, numa forma de expandir a oferta de ensino superior público no Estado, reforçando a política de inclusão social; bem como suprir a carência de profissionais de medicina no Ceará.

A aprovação do parecer favorável ao novo curso ocorreu em reunião plenária extraordinária do CEE, por meio de videoconferência, realizada na manhã da quarta-feira, 14/7/21. Os conselheiros levaram em conta relatório minucioso elaborado por uma comissão de avaliação de cursos designada pelo direção do órgão. A equipe avaliadora, inclusive, realizou visita aos espaços físicos da estrutura da universidade que servirão para o uso de aulas e de práticas de laboratório.

Os conselheiros observaram, ainda, a necessidade de intensificar a formação na campo da saúde na região do Cariri, convergindo com os esforços de atuação da universidade e do Governo do Estado, buscando reduzir as desigualdades no que tange à saúde e expandir a oferta de profissionais de excelência, com ênfase na perspectiva do trabalho em equipe no campo da Atenção Primária à Saúde.

A presidente do CEE, professora Ada Pimentel, destaca que a iniciativa da URCA, idealizada pelo governador Camilo Santana e chancelada pelo Conselho em parecer, deverá impactar, no futuro breve, sobre os indicadores de saúde no Cariri, incluindo a qualificação dos processos de trabalho no Sistema Único de Saúde em nível local e regional.

A gestora reforça que a aprovação da criação e funcionamento do MedURCA pelo CEE se dá a partir das necessidades advindas da carência de formação profissional no campo da medicina, levando em conta o baixo número de médicos por 100 mil habitantes no Cariri e regiões circunvizinhas.

Ada Pimentel corrobora com a posição do governador Camilo Santana de que o MedURCA contribuirá para a política de inclusão social; e enfatiza a educação com força transformadora. Ela lembra que, na condição de universidade pública estadual, a URCA tem o seu funcionamento sob a abrangência do CEE, que estabeleceu as normas de funcionamento do novo curso.

O MedURCA estará integrado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da URCA. O curso será ofertado na modalidade presencial, com 60 vagas anuais (30 por semestre), funcionando em tempo integral, com carga horária de 7.860 horas. A forma de ingresso será por processo seletivo simplificado. O objetivo é formar profissionais com foco na Atenção Primária à Saúde, com visão humanista, crítica, reflexiva e ética.

Reitor da URCA, o professor Francisco do Ó’ de Lima Júnior afirmou que o funcionamento do novo curso da URCA será incrementado com a aquisição do prédio do Hospital São Camilo para a formação do primeiro hospital universitário do interior do Ceará, que será uma referência na formação das habilidades clínicas. “Vamos pensar em parcerias para a gestão desse equipamento e colocar a serviço da formação médica para toda a região”, explicou.

A graduação na URCA torna-se mais uma opção para a formação de médicos no Cariri. Atualmente, é ofertada pela Universidade Federal do Cariri, na cidade de Barbalha; e na rede privada de ensino, em Juazeiro do Norte.