CEE visita polos de EaD na Zona Norte do Ceará
28 de fevereiro de 2025 - 15:33 #CEE #educação superior #Polos EaD #visita
Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2005 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br
Garantir o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade a todos os cearenses é o objetivo da ampliação da oferta de ensino superior no Ceará, desejo amplamente expressado pelo governador Elmano de Freitas. A iniciativa está se tornando realidade graças a parceria entre o Governo do Ceará e o Ministério da Educação, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado em 2006 e desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além de democratizar o acesso, a UAB também tem como objetivo formar professores e profissionais para a educação básica. A estratégia complementa a expansão e interiorização dos campi e cursos das universidades estaduais.
O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) participa deste importante processo. O órgão tem a prorrogativa de mensurar as condições de funcionamento dos cursos, observando as infraestruturas física e humana, a fim de proceder ao reconhecimento das graduações propostas por cada instituição de ensino superior pública sob a jurisdição do órgão (Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Regional do Cariri (Urca). Com esse foco, a presidente do Conselho, professora Ada Pimentel, juntamente com o conselheiro Petronio Timbó, vice-presidente da Câmara de Educação Superior e Profissional (Cesp) do CEE, realizou, na quinta-feira, 27/2, visita a polos a serem implementados na Zona Norte do estado.
A primeira visita aconteceu no Polo UAB da Uva no município de Granja. Os conselheiros Ada Pimentel e Petronio Timbó estiveram na Escola municipal EEFTI Dr. José Glauberton Alves Sá, onde foram recebidos pela secretária de Educação do município, professora Tatiane Saldanha; pelo coordenador do polo, Silas Frota; e pelos técnicos Raiane Oliveira e Robson Araújo. O polo de UAB/Uva encontra-se em fase de implantação e oferecerá os cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia, com início previsto para maio próximo.
No município de Meruoca, os visitantes foram recepcionados pela coordenadora Geral do Polo, Joselena Gomes Gertrudes; e seu grupo de trabalho, formado pela coordenadora Adjunta, Ana Patrícia dos Santos; coordenadora Pedagógica, Azenate Vidal; secretária Acadêmica, Ana Catarina Barros; coordenadora de TIC, Francisca Luana Costa; e a auxiliar administrativa Maria Elisabete Cândido. A equipe apresentou as instalações e compartilhou informações sobre as atividades acadêmicas desenvolvidas. No local, cursos de graduação serão ofertados pela Uva por meio do Núcleo de Educação à Distância (NEaD) e da Coordenação Institucional do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/Uva).
O Ceará contará com um total de 18.430 vagas de ensino superior a distância este ano. Serão ofertados cursos EaD em 26 áreas, divididos entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. Outros 16 cursos de especialização também serão oferecidos na mesma modalidade, com pós-graduações em hidrogênio verde e gestão de escolas em tempo integral. A ideia é ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da Educação a Distância (EaD).
“A interiorização da educação superior é prioritária em todo o país e, em especial no Ceará. Contudo, é fundamental assegurar a qualidade do ensino a ser oferecido à comunidade. O CEE está apto a exercer, prontamente, sua missão de guardião da educação no Estado”, reforça a presidente do CEE.