Nota pública de congratulações

22 de setembro de 2020 - 08:20 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

A Educação do Ceará está em festa e temos fortes motivos para isso: 1.867 escolas que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental, que representam 84% da rede estadual de ensino, 1.270 escolas dos anos finais, 69% da rede, e 471 escolas de ensino médio, 78% da rede, alcançaram a meta do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). E note-se que essa meta foi superada em muitas escolas de vários municípios.

Os resultados alcançados na avaliação nacional nos orgulham e nos enchem de entusiasmo para continuar trabalhando pela educação no nosso estado. Esse resultado não é pontual e nem isolado. Sua conquista vem sendo construída ao longo de anos de cooperação entre os sistemas e as redes, muita dedicação, compromisso e determinação, resiliência, cuidado com professores, estudantes e técnicos, afeto, desenvolvimento de competências, prioridade, foco na aprendizagem e muita responsabilidade social.

Nós que fazemos o Conselho Estadual de Educação do Ceará defendemos o direito universal à educação e sabemos que uma escola que tenha entre seus desafios a mudança da realidade exige que os sujeitos que a compõem reflitam sobre seu papel social e assumam posições firmes em defesa da justiça e do bem comum. Exige, também, que o trabalho educativo seja competente e prazeroso, que atraia estudantes e professores para o desenvolvimento de um projeto público de emancipação social e pessoal. É isso que acontece no Ceará, estado pobre e desigual, mas que está focado na conquista de uma educação de qualidade, despontando como referência para todo o Brasil.

Esse resultado obtido pelos estudantes cearenses demonstra que nossas escolas estão tecendo aprendizagens e elaborando saberes, quebrando o estigma de que a escola pública não tem qualidade. Também reafirma a competência do professor para ensinar, aprender, ser e conviver; e reconhece a força dos estudantes, que a cada dia superam perdas, driblam falta de oportunidades, enfrentam preconceitos e, mesmo nas adversidades, estão a nos dar o melhor presente, mostrando ao Brasil seus potenciais e revelando sua capacidade de superação.
Parabenizamos todos os cearenses destemidos, capazes de enfrentar desafios e de superá-los, que tornam fortes as escolas do nosso estado e projetam um futuro onde a sociedade cultive alegria, respeito, igualdade, equidade e paz.

Nós acreditamos que a educação tem o poder de transformar as pessoas em agentes íntegros e capazes de atuar para melhorar o mundo e para tornar a vida feliz.

Congratulamo-nos com o governador Camilo Santana, com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará e suas múltiplas equipes, com os prefeitos municipais e seus respectivos secretários de Educação, técnicos, gestores escolares, servidores. Parabéns a todos pela determinação de assegurar aos nossos estudantes o direito à formação de qualidade. Sabemos que esse sonho é antigo e vem se concretizando pela luta e pelo trabalho ininterrupto de muitos. Que os nossos próximos governantes e gestores públicos mantenham o compromisso prioritário com a Educação e com políticas públicas voltadas para o incremento da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Por fim, uma palavra especial e afetuosa para os principais atores desse processo. Sabemos que o sucesso é fruto de decisão política, mas revela, especialmente, o trabalho diário dos professores, o esforço dedicado dos estudantes e o apoio dos familiares. Como diz o cantor e compositor Geraldo Vandré: “quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Estamos fazendo a hora e escrevendo bem a História.

Parabéns Ceará !!!

Ada Pimentel, presidente do CEE