Presidente do CEE visita EEMTI Monsenhor Dourado, conversa com alunos e conhece biblioteca que leva seu nome

14 de dezembro de 2023 - 16:51 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443 / 9.8238.7521

A manhã da quinta-feira, 14/12, foi marcante para a presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), professora Ada Pimentel. Primeira diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Monsenhor Dourado, a gestora realizou uma viagem no tempo ao retornar à instituição para conhecer a biblioteca que leva seu nome e, ainda, conferir de perto os frutos do Projeto Raízes do Sentir: Desenho e Poesia, iniciativa voltada a proporcionar a oportunidade de expressão da criatividade, por parte dos educandos, através da criação de textos e desenhos entre os anos de 2022 e 2023. Inaugurada em março de 1974, a escola fica localizada no bairro Padre Andrade, em Fortaleza.

Recepcionada pela atual diretora da EEMTI Monsenhor Dourado, professora Soraide Paz de Oliveira Lima; e por membros da gestão escolar, como as professoras Christina Almeida e Marizilda Fernandes, a presidente do CEE foi conduzida à quadra de esportes, onde recebeu o carinho dos estudantes reunidos naquele espaço e falou um pouco sobre sua atuação na direção da escola no passado. A gestora aproveitou o encontro com os jovens para abordar o tema “escola em tempo integral”, comentando sobre os avanços alcançados e os desafios a serem superados no Ceará. Na ocasião, convidou os alunos a expressarem sua opinião sobre o assunto e prometeu retornar em breve para aprofundar o diálogo com discentes e docentes.

Posteriormente, a professora Ada Pimentel acompanhou a manhã de autógrafos dos alunos e ex-alunos da escola participantes do Projeto Raízes do Sentir: Desenho e Poesia. Toda a produção de textos e desenhos – num total de 13 poemas que abordam sentimentos presentes no cotidiano dos jovens e 32 desenhos em tema livre e estilo japonês – foi reunida em livro de 61 páginas em que é possível perceber o quanto a forma poética e o desenho são atividades motivadoras do público juvenil. Na publicação, as professoras Soraide Paz e Ada Pimentel são homenageadas.

Numa segunda etapa da visita à EEMTI Monsenhor Dourado, a presidente do CEE conheceu o ambiente especial e diferenciado que leva seu nome. A Biblioteca Professora Ada Pimentel conta com significativo e bem organizado acervo bibliográfico e digital para uso pelos alunos e pela comunidade circunvizinha e tem funcionado como um agente multiplicador dos saberes da leitura, escrita, oralidade e literatura, atuando como espaço de autoaprendizagem para além da vivência escolar. Nesse direcionamento, surgiu o Projeto Raízes do Sentir: Desenho e Poesia.

A professora Ada Pimentel agradeceu pela homenagem recebida na escola em que deu os primeiros passos como gestora escolar. Ela lembrou das parceiras e parceiros do magistério que colaboraram com sua administração na EEMTI Monsenhor Dourado e, também, do grande aprendizado no convívio com os alunos e toda a comunidade escolar.