Alunos que Inspiram: trabalhos artísticos são premiados em Fortaleza

25 de agosto de 2016 - 13:56

Vários talentos da arte cearense foram revelados, ao longo do mês de agosto, por meio do Festival Alunos que Inspiram, da Secretaria da Educação (Seduc). A iniciativa buscou incentivar a produção artística entre os jovens matriculados na rede estadual de ensino, possibilitando a inscrição de trabalhos em cinco categorias. As obras enviadas foram avaliadas por professores e estudantes. Na noite desta quarta-feira (24), as melhores criações foram reconhecidas e homenageadas, na cerimônia de premiação do Festival Alunos que Inspiram.

A solenidade foi realizada no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, ocasião em que todas as produções vencedoras foram exibidas ao público. As modalidades foram divididas em artes visuais, canto coral, fanfarra, literatura e vídeo de curta-metragem.

O jovem Levi Martins, da Escola Professora Maria Luíza Sabóia Ribeiro, do município de Paracuru, foi vencedor na categoria fanfarra, junto com os colegas que também compõem a banda. O estudante acredita que o grupo tende a crescer, com o reconhecimento recebido no Festival. “Estou muito feliz e emocionado por participar desse grande evento. A gente lutou bastante para chegar aqui, e agora vamos tocar no Pará. Toda a banda está muito gratificada com esse grande presente”, define.

Na visão de Maria Myllena Vasconcelos, aluna da Escola Elza Goersch, de Forquilha, a conquista do 1º lugar na categoria canto coral foi a recompensa pela integração da equipe, composta por 10 integrantes. “Você faz aquilo que gosta, com amor, e no final ganha o prêmio. Agradeço a todos do grupo, pois nos unimos muito para que tudo desse certo. Espero que tenhamos outras oportunidades como essa”, destaca a jovem.

Incentivo à arte

De acordo com o secretário da Educação, Idilvan Alencar, a ideia é inserir o dia 24 de agosto – data em que se comemora o Dia do Artista – no calendário letivo da educação estadual. “Estamos celebrando o dia com a final deste concurso. O importante não é saber quem ganhou, e sim, incentivar a atividade cultural nas escolas, não apenas fazendo ações pontuais, mas, promovendo estímulo constante à arte nas escolas.

Antes de serem definidos os trabalhos vencedores, o Festival passou pelas fases escolar, regional e estadual. Em todas as etapas da seleção, os jurados observaram aspectos como originalidade, criatividade, construção, entre outros, específicos a cada categoria. A organização do Festival salienta que as decisões tiveram viés pedagógico.

A escolha das melhores produções ocorreu, de etapa em etapa, por meio da plataforma virtual Aluno Online, tendo sido registrados mais de 200 mil votos. As três melhores produções de cada categoria avançaram à grande final, cujos vencedores foram escolhidos na ocasião da Cerimônia de Premiação.

O Festival Alunos que Inspiram faz parte da programação do projeto AoGosto do Aluno, programa desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, que visa durante o mês de agosto oferecer atividades pedagógicas, culturais e de lazer voltadas aos estudantes da rede pública estadual de ensino.

Vencedores e premiação por categoria:

Desenho em quadrinho

Vencedor: Adailton Fernandes da Silva, da Escola Monsenhor Aguiar, de Tianguá

Prêmio: Participação na Comic Con Experience 2016, em São Paulo

Pintura

Vencedora: Amanda Rodrigues do Nascimento, da Escola Monsenhor Antonino, de Guaraciaba do Norte

Prêmio: Participação na Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro

Coral

Vencedores: performance “Eterno Gonzaga”, da Escola Elza Goersch, de Forquilha

Prêmio: Apresentação na cidade de Natal – RN

Fanfarra

Vencedores: Banda Marcos Antônio de Sousa Moreira, da Escola Professora Maria Luíza Sabóia Ribeiro, de Paracuru