Sinopse de 2015 contém dados e estatísticas sobre municípios

9 de maio de 2016 - 12:00

A Sinopse da Educação Básica de 2015 já está disponível. A partir desta edição, os dados são apresentados para cada um dos 5.570 municípios brasileiros. As planilhas também foram reestruturadas para melhor compreensão das informações. Entre os destaques estão a reformulação e a ampliação dos dados relativos à educação especial. Até então, o documento era compilado por unidade da Federação e região.

Síntese do Censo Escolar da Educação Básica, a Sinopse é uma ampla referência de informações porque torna disponível à sociedade uma série de dados já estruturados. Nela, podem ser consultadas as principais estatísticas educacionais das redes pública e particular sobre escolas, turmas, corpo docente e matrículas.

O Censo Escolar, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é a mais completa fonte de informações sobre a educação básica no país e embasa a formulação de políticas públicas. É a partir dele que podem ser executados os programas federais que preveem assistência e transferência de recursos, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a distribuição de livros didáticos, a alimentação e o transporte escolares. Além da Sinopse da Educação Básica, já estão disponíveis os microdados da pesquisa e as notas estatísticas.

O Inep produz ainda o Censo da Educação Superior e realiza as avaliações de qualidade da educação básica e superior. Com essas iniciativas, colabora para subsidiar, além dos formuladores de políticas públicas, os gestores dos sistemas de ensino, especialistas, pesquisadores, instituições e todos aqueles que contribuem para o enfrentamento dos desafios da educação no país.

 

Fonte: Portal do MEC