Governador Camilo Santana visita CEE

8 de abril de 2016 - 18:18

Nos próximos meses, o Conselho Estadual de Educação (CEE) deve dispor de uma biblioteca acadêmica. O lançamento da Pedra Fundamental, marcando o início das obras, aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), com a presença do governador Camilo Santana e do presidente do CEE, Pe. Zé Linhares.

O governador foi recebido por servidores e visitou as dependências do prédio. “Este  momento é para demonstrar a importância deste equipamento para a educação do Ceará e reforçar que Fortaleza precisa cada vez mais ter espaços públicos na área do conhecimento. A biblioteca vai servir ao Conselho mas também às escolas e à população. Essa obra é muito simbólica para nós. Sou de uma geração que acredita que o único caminho para construir uma sociedade mais justa, de mais oportunidade e menos violenta é através da educação”, disse Camilo Santana. Ele também destacou que o Governo do Estado inaugurou a 114ª Escola de Ensino Profissionalizante e está construindo outras 40, além de estar iniciando o ensino de tempo integral em 26 escolas de ensino médio, este ano.

á o presidente do Conselho Estadual de Educação, Pe. Zé Linhares, ressaltou a importância do equipamento. “Sem educação não existe desenvolvimento. Onde tem livro tem conhecimento e o conhecimento gera o saber, e saber e conhecimento juntos geram cidadania. Nós estamos celebrando a nossa biblioteca que vai ser fonte de saber, de conhecimento para alunos, professores acadêmicos e público em geral”, afirmou.

Na solenidade, o governador e o presidente do CEE depositaram a cápsula do tempo dentro da pedra fundamental. O espaço lacrado arquivou a cópia da ordem de serviço, jornais do dia, uma bíblia e pareceres de Neli Sobreira, avó do governador, que foi conselheira do CEE, além de redações de alunos das escolas estaduais de ensino profissionalizante Joaquim Antônio Albano, e Comendador Miguel, sobre o futuro do país.

Também estiveram presentes o secretário de Educação do Estado, Maurício Holanda; o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado, DAE, Silvio Gentil; e o deputado estadual José Ailton.

Biblioteca Acadêmica

Com área de 306 m2 e investimento de R$ 399.071,73, recursos do Tesouro Estadual, a biblioteca acadêmica funcionará ao lado do Conselho Estadual de Educação, na Rua Napoleão Laureano, nº 500, Bairro de Fátima. Além de espaço para acervo de livros sobre legislação educacional, o projeto contempla rampas de acesso, recepção, banheiros acessíveis, mini auditório, secretaria executiva e sala de leitura com internet. Depois de pronta, a biblioteca será aberta ao público, escolas, professores e universidades.

Acervo

A nova Biblioteca do Conselho abrigará acervo importante que conta a história da educação em nível nacional e estadual, desde a primeira Lei Orgânica do Ensino no Brasil à mais recente Lei de Diretrizes e Bases da Educação. No espaço, o público terá acesso à legislação educacional da década de 1960 até os dias atuais, no que se refere à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, etapas da Educação Básica, assim como do Ensino Superior. Também haverá fonte de pesquisa sobre as modalidades de Educação a Distância, Profissional, Indígena, Especial e de Jovens e Adultos.

A biblioteca também vai reunir atas, pareceres e resoluções elaborados desde 1965, além de livros oriundos de doações, legislação do Conselho Nacional de Educação e de Conselhos de outras unidades federativas.

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Ana Martins
Gestora de Célula / Secretarias