Estudante cria jogo sobre o combate ao mosquito da dengue

30 de dezembro de 2015 - 12:09

Durante aula prática da disciplina de algoritmo e lógica de programação no curso técnico em informática, o aluno Renan Felipe de Sousa desenvolveu software de jogo que tem como ideia central o combate aos focos do mosquito da dengue. Renan estuda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus de Altamira.

O game Contra a Dengue: o Jogo é um software educativo, voltado para o público infantil. Com ele, as crianças aprendem sobre a formação dos focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. “No jogo, as crianças pulverizam e recolhem todos os focos encontrados em cada fase e recebem dicas sobre o que fazer com cada um”, explica o estudante.

Dado o sucesso do game, o campus estuda proposta de parceria com a Secretaria de Saúde do município de Altamira para que o software seja usado nas escolas de ensino fundamental. “O jogo busca despertar a conscientização dos alunos e da comunidade”, diz Renan. O estudante pretende seguir na área de programação de jogos digitais e incentiva outras pessoas a buscar os objetivos. “Corra atrás, estude, pesquise e não desista”, diz. “Mesmo que ninguém queira fazer junto, faça sozinho.”

Reconhecimento — O software ficou entre os dez melhores jogos no Desafio Games e Educação (GamEdu2015), realizado pelo Laboratório de Jogos Digitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A competição visa a incentivar a criatividade e competências relacionadas à concepção de jogos digitais.

O jogo desenvolvido por Renan também se destacou no 1º Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames2015), realizado este mês, também por iniciativa da UFRN.

 

Fonte: Portal do MEC