Exame de proficiência divulga os resultados da segunda fase

18 de dezembro de 2015 - 11:55

Os resultados do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estão disponíveis para consulta pela internet. A relação dos aprovados na segunda edição de 2015 consta de portaria publicada nesta terça-feira, 15.

As provas foram realizadas no período de 20 a 22 de outubro último, em 25 postos aplicadores no Brasil e em 63 no exterior. Foram homologados 5,1 milhões de inscrições. Os candidatos que obtiveram pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário de proficiência; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem ficou abaixo de 2 pontos não conseguiu a certificação.

O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência em língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

As comprovações da certificação, com os resultados em níveis de proficiências, estarão disponíveis a partir do dia 21 próximo, na página do exame na internet. Os resultados da segunda edição constam na Portaria do Inep nº 555, de 14 de dezembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 15.

Fonte: Portal do MEC