Escola é premiada com projeto de exploração ambiental

25 de novembro de 2015 - 17:32

Escola de Ensino Médio Menezes Pimentel, de Pacoti (Serra de Baturité), foi contemplada com o Desafio Criativos da Escola, prêmio ofertado pelo Instituto Alana, de São Paulo. O projeto “Jovem Explorador” foi um dos cinco vencedores da honraria, que tem como objetivo “celebrar histórias de transformação mais interessantes e ajudar as escolas e seus alunos a construírem novas narrativas para seu papel na sociedade brasileira”, conforme o instituto.

Idealizado pelo professor de História Levi Jucá, o projeto recriou a antiga Comissão Científica de Exploração que veio ao Ceará, entre 1859 e 1861, durante o governo de D. Pedro II. A “Comissão das Borboletas”, como ficou conhecida, procurava levantar maiores informações geográficas da então distante região.

Com isso, estudantes realizam expedições baseadas nas seções exploradas pela comissão do século XIX: botânica, geológica e mineralógica; zoológica; astronômica e geográfica; etnográfica; e a narrativa da viagem.

O projeto prevê encontros de formação para os jovens exploradores, com noções de metodologia de pesquisa, museologia, educação ambiental e biologia. Além disso, são realizadas oficinas e atividades práticas — como aulas de campo, visitas técnicas às universidades, museus e mapeamento de trilhas ecológicas.

Ecomuseu
“Queremos divulgar as descobertas e multiplicar essa metodologia de educação integral e transdisciplinar através da construção do espaço de um ecomuseu que cumpra sua missão educativa junto à comunidade serrana e seus visitantes, formando novos jovens exploradores”. Esse é o texto que conclama à doação para que seja construído o Ecomuseu de Pacoti. Através do site Kickante, é possível doar para ajudar a construção do espaço que dá continuidade ao “Jovem Explorador”. Dos R$15 mil pretendidos, já haviam sido levantados R$4.805 até às 11h desta quarta-feira, 25.

Desafio Criativos da Escola
Os professores coordenadores do “Jovem Explorador”, Levi Jucá e Maraline Rocha junto com cinco alunos do projetos irão à cerimônia de entrega do prêmio, que ocorre entre os dias 8 e 11 de dezembro, em São Paulo (SP). Como vencedores, os professores ganharão R$ 1000 para investimento pessoal em curso de formação ou capacitação a sua escolha. Já os cinco alunos recebem ganhará R$ 2000, revertidos, obrigatoriamente, em uma celebração com os demais integrantes da equipe que não puderam participar da viagem.

Fonte: O Povo – online