Secite e CEE propõe realização de Fórum para discutir a educação superior

24 de junho de 2015 - 17:28

Constituir um Fórum para traçar caminhos e propostas com o objetivo de melhorar a qualidade da educação superior no Estado do Ceará, foi o tema de reunião realizada na manhã desta terça-feira (23.06), entre o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Padre José Linhares, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. O encontro aconteceu na sede do CEE, contando com a participação do secretário Adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, dos conselheiros Teoberto Landim, Samuel Brasileiro e Ana Nogueira e dos coordenadores da Secitece, BC Neto e Sandra Maria Nunes Monteiro. De acordo com o que foi discutido na reunião, o Fórum terá a participação, inicialmente, de representantes do CEE, da Secitece e Seduc.

Um dos assuntos discutidos na reunião foi a qualidade da formação do professor e a permanencia do aluno nas instituições de ensino. “A formação do professor não está sendo adequada. Precisamos dá uma saculejada nos cursos de magistério, ressaltou o Pe. José Linhares, mostrando a importância de um trabalho sintonizado entre o CEE, Secitece e Seduc, e a dificil tarefa de avalição e fiscalização desses cursos. “O que queremos é acelerar na área da formação de docente”, disse o Secretário Inácio, acrescentando que o Ceará precisa de professores bem preparados, para formar bons profissionais.

O presidente do Conselho explicou também que o Ceará não tem uma resolução específica para regulamentar o ensino superior. Usa a regulamentação nacional. Daí a importância da discussão da Lei Orgânica do Ensino Superior, como mostrou o professor BC Neto, coordendor de Educação Superior da Secitece.

A reunião para a constituição do Fórum ficou marcada para o dia 07 de julho, na sede do CEE.

Fonte: Secitece