Teste de proficiência em inglês será requisito para a inscrição em curso

2 de março de 2015 - 12:12

O programa Idiomas sem Fronteiras ampliou a aplicação do teste de nivelamento Toefl–ITP para que seja a porta de entrada nas demais ações do programa referentes à língua inglesa. A partir de maio próximo, um dos requisitos para a inscrição no curso My English On-Line (MEO) e nos cursos presenciais de inglês será o resultado do teste, que pode ser realizado mais de uma vez e gratuitamente.

Estudantes do curso My English On-Line podem fazer a inscrição para realizar, gratuitamente, o Toefl–ITP [test of english as a foreign language – integral transformative practice], reconhecido internacionalmente na avaliação do nível de proficiência em língua inglesa. O teste será aplicado nas universidades da rede federal credenciadas pelo Idiomas sem Fronteiras, criado em 2012 pelo Ministério da Educação para aumentar a proficiência dos estudantes interessados em intercâmbio no exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras.

O resultado do teste não interferirá no nível que o aluno estiver cursando no MEO, nem em sua promoção. Indicará apenas como o estudante está em termos de certificação nacional e auxiliará o núcleo gestor do programa na avaliação da proficiência nacional. A pontuação do Toefl-ITP é sigilosa. Só é divulgada ao próprio candidato que realizar o teste.

A presidente do programa Idiomas sem Fronteiras, Denise de Abreu e Lima, explica que o benefício do teste de nivelamento estava restrito aos estudantes das universidades da rede federal e aos candidatos do Ciência sem Fronteiras. Com a ampliação da oferta, o teste pode ser feito por qualquer estudante inscrito no My English On-Line, por alunos de instituições particulares e por aqueles que, por algum motivo, estejam com senha bloqueada. O resultado geral dos testes auxiliará na avaliação do programa e no desenho de ações para melhoria do ensino do idioma.

Os alunos das instituições particulares que cursam o MEO, ativos ou bloqueados, devem fazer o cadastramento para realizar o teste em instituições da rede federal. Nas instituições estaduais, somente alunos de graduação e de pós-graduação podem fazer o teste; nas universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, os técnicos administrativos, estudantes e docentes.

Avaliação — Duzentos mil estudantes já realizaram o teste de nivelamento. A maioria foi classificada no nível intermediário. De acordo com Denise, o Toefl-ITP é importante para o estudante mensurar a compreensão oral, escrita, vocabulário e gramática em língua inglesa e para a avaliação do próprio Idiomas sem Fronteiras. “É fundamental porque começamos a avaliar as ações do próprio programa”, afirma. “Começamos a perceber onde é necessário investir mais, em que níveis precisamos dar mais acesso e que tipos de cursos precisamos ofertar. E é a média nacional que nos dá esse retorno, não a média individual do aluno.”

A partir de maio, somente serão aceitas inscrições para as aulas presenciais de inglês ofertadas pelas universidades federais de estudantes que tiverem realizado o teste.

Fonte: Portal do MEC