Projeto do Enem online começa em fevereiro

26 de janeiro de 2015 - 11:46

O projeto de tornar online a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), encabeçado pelo ex-governador do Ceará e agora ministro da Educação Cid Gomes (Pros), deve ter início já em fevereiro, com o lançamento de edital para formar um banco de questões que irão compor o exame.

A informação foi dada ao O POVO pelo próprio ministro, no último sábado, após participar do Pré-Carnaval de Fortaleza acompanhado do prefeito Roberto Cláudio (Pros).

Cid Gomes falou sobre dois projetos importantes para a Educação e também sobre a mudança de partido. Em relação aos projetos, o ministro afirma já ter conversado com a presidente Dilma Rousseff. São eles um programa de valorização dos diretores de escola e a transformação do Enem em uma prova online.

Cumprindo sua primeira agenda oficial no Ceará, o ex-governador participa hoje da inauguração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) em Itapipoca (a 147,3 quilômetros de Fortaleza).

Enem na Internet
O que era apenas “uma ideia” deve começar a tomar forma ainda em fevereiro, assegura o ministro, com o lançamento de edital para que professores enviem questões para formar o banco de dados a ser acessado pelos alunos durante o exame.

A expectativa, ressalta o ministro, é formar um cadastro de “20 a 25 mil questões”. Também está prevista uma gratificação para os professores que contribuírem com o banco, explicou Cid.

O Enem online foi uma das primeiras propostas anunciadas pelo novo ministro. Um dos principais questionamentos é sobre a infraestrutura para a aplicação do exame. O novo exame não seria aplicado em um único final de semana, e os estudantes poderiam fazer a prova em terminais de computadores em locais credenciados, conforme a proposta.

Cid frisou que a infraestrutura do Enem online será discutida “em um segundo momento”. “(A infraestrutura) vai ser mais fácil do que a prova atual, com milhares de alunos fazendo a prova em papel, no Brasil todo, ao mesmo tempo”, defendeu.

O ministro não disse se o novo formato do Enem deve ser utilizado no exame deste ano nem falou sobre detalhes do projeto de valorização dos diretores de escolas.

Na manhã de hoje, além de Cid Gomes, o governador Camilo Santana (PT) deve estar presente na inauguração do IFCE de Itapipoca, além do reitor da instituição, Virgílio Araripe.

No local, os servidores do IFCE promoverão ato público contra a precarização dos institutos federais e a favor do atendimento a reivindicações dos funcionários.

Bastidores

Cid Gomes assistiu, no último sábado, ao desfile do tradicional bloco do Carnaval carioca Cordão da Bola Preta.

O ministro ficou no Estoril com o prefeito Roberto Cláudio, que chegou a chamar uma jornalista de folga para saber se ela não tinha pergunta a fazer a Cid.

Enquanto concedia entrevista ao O POVO, um grupo de jovens pediu para tirar uma “selfie” com “o governador”.
Após a entrevista, Cid atendeu ao pedido.

Saiba mais

Atualmente, o Enem é realizado uma vez por ano, com provas presenciais aplicadas simultaneamente em todo o País, durante dois dias consecutivos. Ano passado, 8,7 milhões de estudantes participaram da prova após pagar valor individual de R$ 52 reais, o que soma mais de R$ 450 milhões por edição.

A proposta de Cid é oferecer ao aluno a possibilidade de prestar o exame mais de uma vez, valendo a melhor nota.

A prova seria oferecida em diversos locais do País, em salas estruturadas para a aplicação do exame. Além disso, é proposto que as questões sejam abertas para consulta pública. “Se o aluno conseguir decorar oito mil questões de matemática, é um gênio”, brincou Cid.

O modelo se inspira no SAT, exame realizado nos EUA que permite a aplicação de questões distintas de forma simultânea.

Fonte: O Povo