Exame pode garantir vaga em universidades de Portugal

19 de janeiro de 2015 - 19:23

Termina nesta segunda-feira, 19, o prazo da primeira fase para que estudantes brasileiros utilizem os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a vagas de ensino superior na Universidade de Coimbra, em Portugal. Os resultados de colocação devem ser divulgados no próximo dia 24.

A nota mínima para o ingresso na universidade portuguesa por meio do Enem é de 600 pontos, com pesos diferentes em cada área de avaliação. Para tentar o acesso a uma das vagas, o estudante deve se matricular pelo portal da universidade, devendo apresentar o certificado de conclusão do ensino médio e o resultado do Enem.

A oportunidade é resultado de parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) com instituições do país lusófono em 2014. Além de Coimbra, o Inep protocolou intenções para a utilização dos resultados do Enem na Universidade de Algarve, também em Portugal.

Coimbra – a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo. Foi fundada em 1290 pelo rei D. Dinis I. A instituição é referência em Portugal e na Europa e, em 2013, recebeu da Unesco o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

Algarve – A Universidade de Algarve é uma instituição do ensino superior público português que congrega unidades de ensino superior universitário e politécnico. Ela aceita candidaturas para os cursos de licenciaturas e mestrados integrados no ano letivo 2015/2016 de estudantes que tenham realizado o Enem em 2012, 2013 e 2014.

Fonte: Portal do INEP