Colégio Paraíso é reconhecido pela implantação de modelo educacional

24 de novembro de 2014 - 11:22

Fundado há mais de quatro décadas com a missão de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades ambientais e sociais, capazes de, à luz dos valores cristãos, utilizar talentos, tecnologia, informação e conhecimento para transformar a sociedade, o Colégio Paraíso continua avançando nas descobertas de novos mecanismos que garantam à seus alunos a formação de suas intelectualidades, balizamento moral e ético e, sobretudo, de cidadania.

A unidade educacional tem se mantido, nos últimos oito anos, como escola de destaque nas provas do Enem em toda a região do Cariri, sendo, ainda, vencedora, nos dois últimos anos (2014 e 2013) do Prêmio Quality Brasil, instituído pela International Quality Company, do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – edição 2014, e do Prêmio Grandes Marcas, do Diário do Nordeste.

Criado pela professora Rosenir Fiúsa, o Colégio Paraíso é referência no interior do Ceará, recebendo, inclusive, matrículas de alunos oriundos de cidades e Estados vizinhos pela excelência da educação que oferece desde as séries do ensino infantil ao pré-vestibular. Dispõe de infraestrutura dotada dos recursos necessários para o completo desenvolvimento em diferentes etapas da vida escolar: salas multimídia, laboratórios de química, física e biologia, laboratórios de informática com acesso à internet, laboratório de tablet, brinquedoteca, bibliotecas informatizadas, ginásio poliesportivo coberto, playgrounds, auditórios, espaços de convivência, salas com lousa interativa e espaços para atividades ao ar livre.

Projeto

“O grande destaque do Colégio é o projeto pedagógico que incentiva os alunos a criar o hábito de estudo sistemático, possibilitando aprofundamento no conhecimento e o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a fazer. Atividades que estimulam a investigação científica, o domínio das tecnologias e dos diversos tipos de linguagens, a consciência ambiental e responsabilidade social, são desenvolvidos no dia-a-dia tornando o trabalho sério, consistente e desencadeando o prazer na aprendizagem”, avaliou a professora Rosenir Fiúsa.

Além da vasta grade curricular, o Colégio Paraíso também realiza uma série de atividades e projetos educativos voltados aos aprendizado de seus alunos, como o Projeto Lendo com Artes, Olimpíadas de Leitura, Paraíso sustentável, Matemática Viva, Paraíso Geográfico, Mexa-se, dentre outras ações. “A Semana Estudantil, por exemplo, já é referência por exercitar entre toda comunidade escolar os valores de solidariedade, justiça, trabalho em equipe, responsabilidade social e ambiental, ética e respeito mútuo. Um projeto em que alunos, professores e pais, são envolvidos em atividades diversas possibilitando momentos de integração, aprendizado, descoberta de novos talentos na música, na dança, teatro, esporte e artes em geral”, explica a fundadora da unidade educacional.

O corpo funcional e pedagógico do Colégio Paraíso também merece destaque. A equipe é formada por profissionais qualificados e competentes. Para atender aos alunos que buscam aprofundar seus estudos, são oferecidos cursos preparatórios como o Pré-Ita, Pré-Méd, e Pré-Juri, além da criação de turmas de estudo para olimpíadas. Os resultados desse trabalho são as premiações nas diversas olimpíadas nacionais e internacionais e participações em diversas e renomadas feiras científicas.

“Assim é o Colégio Paraíso, uma escola católica voltada para a formação de um novo homem, uma nova sociedade, uma síntese entre educação, fé e vida. É a razão de ser da educação evangelizadora que se tende a traduzir na oferta da aprendizagem e aberto à partilha. Os valores que se baseiam no Cristo educador”, concluiu Rosenir. (R.C.)

 

Fonte: Diário do Nordeste