Ciência & Tecnologia em 36 municípios

12 de novembro de 2014 - 19:37

Com o intuito de difundir e promover a ciência e a tecnologia em todas as regiões do Estado do Ceará, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) realiza, até o dia 14 de novembro, a Semana de Ciência & Tecnologia. O evento é uma oportunidade para aproximar a população dos conhecimentos técnico, científico e tecnológico, abordando-os como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

Seguindo o tema da 11ª Edição do evento nacional – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social – 36 unidades operacionais do Instituto Centec realizam programação gratuita e aberta para toda a população.

A Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central, em Quixeramobim, o Centro Vocacional Técnico (CVTEC) em Barbalha e 34 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) realizam palestras, oficinas, gincanas, minicursos, show de talentos, dentre outras ações.

O CVT Barreira, que possui como vocação a oferta de capacitação e orientação técnica sobre a produção de caju, realizou ontem uma oficina sobre enxertia de plantas frutíferas e hoje promove uma palestra sobre pragas e doenças do cajueiro. Paralelamente, a Fatec Sertão Central promoverá palestras voltadas para os estudantes dos cursos técnicos e tecnológicos.

O CVT Beberibe e Icó concentram as suas atividades na área de meio ambiente, com ações que vão desde oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos e de reciclagem de garrafas PET à palestra sobre empreendedorismo e economia criativa. O CVT Itaiçaba organizou, ontem, palestra sobre sustentabilidade e uso da água.

O CVTEC Barbalha, além de oficinas sobre produção de abacaxi e processamento de leite e derivados, realiza uma feira de Economia Solidária, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, na sexta-feira (14), a partir das 10h. Haverá também a inauguração da biblioteca Antonio Inaudo de Sá Barreto, que homenageia o fundador da unidade do Centec naquela cidade.

O CVT Missão Velha fará a apresentação do “Biodigestor: a energia do futuro”, na Escola Monsenhor Antonio Feitosa. Os CVTs Campos Sales, Crateús, Granja, Horizonte, Ipaumirim, Maranguape, Mauriti, Orós, Pentecoste, Piquet Carneiro e Santa Quitéria abrem os laboratórios de ciências (física, química e biologia) para visitação de estudantes da rede pública e população em geral, além de outras ações.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) entre os dias 13 a 19 de outubro.

 

Fonte: Diário do Nordeste