Exame oferece o acesso à educação superior, além de outras oportunidades

6 de novembro de 2014 - 19:06

Acesso à educação superior e profissional, a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ao programa Ciência sem Fronteiras, à certificação do ensino médio. Essas são oportunidades disponíveis aos 8,7 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.

As provas serão aplicadas neste sábado, 8, e no domingo, 9, às 13h, horário oficial de Brasília. O Enem é oferecido em 1.669 municípios dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. As seleções que serão realizadas em 2015 terão como base as notas do Enem de 2014.

• Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – É um sistema informatizado do Ministério da Educação, em que as universidades e institutos federais oferecem vagas em cursos de graduação. As seleções de 2015 – no primeiro e segundo semestres – serão feitas pela nota do Enem 2014.
• Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) – Instituições da educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, selecionam candidatos a vagas gratuitas pela nota do Enem. O Sisutec faz dois processos seletivos por ano, no início de cada semestre letivo. Em 2015, a seleção será pelas notas do Enem 2014.
• Ciência sem Fronteiras – Programa dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece bolsas de estudos de graduação-sanduíche em instituições estrangeiras a estudantes que tenham ingressado na graduação pela nota do Enem. Podem se candidatar alunos que cursam a graduação em instituições de ensino públicas e privadas e também da educação profissional e tecnológica. Para todos os casos, a seleção é pela nota do Enem.
• Programa Universidade para Todos (ProUni) – O estudante de instituição privada, que cursa graduação, pode concorrer a bolsas integrais ou parciais de 50% do valor da mensalidade. A seleção dos candidatos é feita pela nota do Enem. São duas seleções por ano. Em 2015, vale a nota do Enem 2014.
• Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – É um programa do governo federal que financia estudantes da graduação e pós-graduação de instituições privadas. A seleção é feita pela nota do Enem.
• Certificação do ensino médio – Pessoas maiores de 18 anos, que não tenham concluído o ensino médio, podem obter a certificação com a nota do Enem.

Fonte: Portal do MEC