Belém sediará Mostra Internacional das Semanas do Bebê

31 de outubro de 2014 - 11:24

Evento vai reunir 500 pessoas entre especialistas, gestores, profissionais e público em geral para compartilhar boas práticas na área de políticas e serviços públicos para crianças de 0 a 6 anos de idade.

Belém, 30 de outubro de 2014 – No período de 18 a 20 de novembro, Belém (PA) vai se tornar a capital brasileira da garantia dos direitos e das políticas públicas para crianças de 0 a seis anos, a chamada primeira infância. Neste período acontecerá na capital paraense a II Mostra Internacional da Semana do Bebê, a III Semana do Bebê do Pará e a II Semana do Bebê de Belém.  Com programação unificada no Hangar, os três eventos vão receber cerca de 500 pessoas entre profissionais das áreas de Saúde, Assistência, Educação, prefeitos e demais gestores e técnicos de áreas envolvidas com a garantia de direitos de bebês e crianças.

Na programação uma vasta agenda de debates, palestras, oficinas e mostras de filmes sobre temas como humanização do parto, serviços públicos de saúde e atendimento a gestantes, mães e bebês, educação para a primeira infância, esporte na primeira infância e vários outros temas relacionados às fases da vida da mulher em idade reprodutiva e da criança até seis anos.

Os temas serão tratados por especialistas do Brasil, da América Latina e de Portugal. Outro ponto alto da programação será a apresentação das experiências de 12 municípios brasileiros que já realizam Semana do Bebê para mobilização de políticas municipais para a 1ª Infância.

Durante a II Mostra haverá apresentação de muitas experiências importantes no stand do Governo do Estado do Pará, como o Banco de Leite da Santa Casa, iniciativas da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e do Sistema Penal, com a Unidade Materno Infantil do Sistema Penal do Pará, destinada a abrigar de forma humanizada mães que cumprem pena em regime fechado e seus bebês.  A unidade abriga atualmente 10 mulheres e seus filhos. A experiência será compartilhada no stand do governo do Estado do Pará. “Trazer o sistema penal para a II Mostra da Semana do Bebê não parece óbvio, mas é importante para nós cuidar da ‘infância que nasce no cárcere’, da mãe e da criança que precisam ficar juntar em um ambiente de amor e acolhimento”, disse André Luiz de Almeida, superintendente do Sistema Penal.

Mais informações:

UNICEF

Ida Pietricovsky de Oliveira

(91) 8128.9022

Maria Estela Caparelli

(61) 8166.1648