Estudantes do Amazonas lançarão foguete de materiais recicláveis

20 de outubro de 2014 - 18:37

Estudantes do ensino médio do campus Presidente Figueiredo, do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), participam, entre 27 e 30 de outubro, da VI Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro. O grupo é o único representante do estado na competição que é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O foguete amazonense é feito com materiais recicláveis, como garrafa pet e capa de notebook, além de fita isolante para garantir a vedação do combustível que é composto por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. A equipe é formada por estudantes de 16 a 18 anos que cursam eletrotécnica e mecânica no IFAM. É a segunda participação do grupo, que em 2013 ficou na quarta colocação, entre 42 instituições participantes.

De acordo com o estudante Cildo Júnior, nesta edição, a equipe se preparou para alcançar uma posição melhor. “Queremos ultrapassar a marca de 196 metros ao ejetar o foguete. Nossa vantagem em relação às outras equipes é a vedação do nosso protótipo. Estamos treinando para trazer uma ótima colocação para o Amazonas”, disse. Além da distância projetada, os jurados também observam acabamento e originalidade, os equipamentos de segurança (EPI), a válvula de escape, o gatilho e a fixação do foguete na base.

O reitor substituto do IFAM, Venâncio Castelo Branco, destacou a importância da participação dos alunos em eventos científicos de nível nacional. “A participação deles em competições fora do estado acaba estimulando outros alunos a participar de pesquisas nesta área. Continuaremos apoiando aqueles que se destacam no campo científico”, frisou o reitor.

Os vencedores ganham troféus e materiais didáticos. A Jornada de Foguetes, que faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, é realizada desde 2009 e reúne cerca de 100 equipes de alunos do ensino médio. A jornada envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio.

 

Fonte: Portal do MEC