Trabalhos de docentes de universidades federais ganham destaque em prêmio de teses

17 de outubro de 2014 - 12:08

Pesquisadores de 13 universidades federais respondem por 50% dos trabalhos reconhecidos na edição de 2014 do Prêmio Capes de Tese. Das 48 teses de doutorado que serão premiadas em 10 de dezembro, em Brasília, 24 são de professores dos quadros de instituições federais de quatro regiões do país.

Doutores das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Brasília (UnB) aparecem com o maior número de trabalhos. A UFRJ tem quatro teses premiadas nas áreas de administração, ciências contábeis e turismo, de biotecnologia, de medicina II e de nutrição. O professor Paulo Rogério Melo Rodrigues, da UFRJ, por exemplo, recebe o prêmio na área de nutrição, com o trabalho Hábitos Alimentares, Estilo de Vida e Estado Nutricional de Adolescentes: um Estudo de Base Escolar em Cuiabá.

Na UFRGS, os trabalhos representam as áreas de engenharias I, de planejamento urbano e regional–demográfico e de ensino. O pesquisador Paulo Roberto Menezes Lima Junior é o vencedor, na área de ensino, com a tese Evasão do Ensino Superior de Física Segundo a Tradição Disposicionalista em Sociologia da Educação.

Na UnB, as teses premiadas abrangem as áreas de ciências ambientais, ciências biológicas e serviço social. Diego Pereira Lindoso leva o prêmio na área de ciências ambientais, com a tese Vulnerabilidade e Adaptação da Vida às Secas: Desafios à Sustentabilidade Rural Familiar nos Semiáridos Nordestinos.

Bolsas — O Prêmio Capes de Tese abrange pesquisadores de instituições federais e estaduais e institutos de pesquisas. Instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2005, premia os vencedores com bolsa de estágio pós-doutorado em instituição nacional por até três anos. Fora do Brasil, o ganhador garante bolsa em instituição de notória excelência na área do conhecimento do pesquisador, durante um ano, com passagem aérea para comparecer à cerimônia de premiação, em Brasília, certificado e medalha.

Os autores também concorrem ao Grande Prêmio Capes de Tese, que distingue o melhor trabalho em cada um dos três grupos de grandes áreas — Grande Prêmio Oswaldo Gonçalves Cruz (ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias); Grande Prêmio Mário Schenberg (engenharias, ciências exatas e da terra e multidisciplinar); Grande Prêmio Sérgio Buarque de Holanda (ciências humanas, linguística, letras e artes, ciências sociais aplicadas e multidisciplinar — ensino).

Os autores das teses vencedoras do grande prêmio, que serão conhecidos em 10 de dezembro, recebem bolsa de estágio em instituição nacional de até cinco anos de duração ou estágio fora do país, durante um ano, em instituição de excelência na área do premiado. Têm direito também a US$ 15 mil [cerca de R$ 36 mil], passagem aérea e certificado. O orientador da tese recebe R$ 6 mil para participar de congresso internacional.

Além do destaque no Prêmio Capes de Tese, universidades federais também estão na relação das 85 teses que receberão menção honrosa. São 45 trabalhos de pesquisadores que atuam em 16 instituições

A Portaria da Capes nº 134/2014, publicada no Diário Oficial da União do dia 2 último, contém a relação dos pesquisadores e das teses premiadas.

Fonte: Portal do MEC