Instituto abre inscrições para cursos técnicos integrados

29 de setembro de 2014 - 16:49

Estudantes dos municípios sul-mato-grossenses de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Campo Grande têm a oportunidade de concorrer a 1.040 vagas em sete tipos de cursos técnicos integrados de nível médio oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). As inscrições, abertas nesta quarta-feira, 24, estendem-se até 20 de outubro próximo.

Para concorrer, o estudante deve ter concluído o ensino fundamental na data da matrícula e apresentar o CPF. No curso técnico integrado, o aluno recebe a formação básica, correspondente ao ensino médio, e a profissional. A duração é de três anos, com carga mínima de três mil horas. No IFMS, a parte de qualificação técnica varia de mil a 1,2 mil horas, conforme determina o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação.

A escolha dos cursos, segundo Liliam Caldeira, professora do instituto e coordenadora do processo seletivo, atende necessidades de um estado jovem, em desenvolvimento e em processo de industrialização. O IFMS, de acordo com Liliam, tem compromisso com a formação integral dos estudantes, já incluída a relação com o mundo do trabalho. A definição dos cursos foi precedida de estudos e análises dos arranjos produtivos dos municípios e áreas adjacentes aos sete campi do instituto.

As vagas são oferecidas nos turnos da manhã e tarde, à exceção do curso técnico em edificações integrado à educação de jovens e adultos, no campus de Aquidauana (40 vagas no turno da noite), e do curso técnico em agropecuária (80 vagas no campus de Nova Andradina, em tempo integral, com possibilidade de o aluno ficar instalado no alojamento do campus).

Do total de vagas, 50% são reservadas a candidatos que cursaram o ensino fundamental em escola pública, a cotas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e a autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Provas — As provas, com 20 questões de língua portuguesa, 20 de matemática e dez de conhecimentos gerais, serão aplicadas em 16 de novembro, às 8h15, horário de Mato Grosso do Sul (9h15 no horário de Brasília). O resultado da seleção será publicado em 2 de dezembro. As matrículas devem ser feitas de 18 a 22 de dezembro.

As 1.040 vagas estão distribuídas nos sete campi:

• Aquidauana, 160, nos cursos de técnico em edificações e de técnico em informática.

• Corumbá, 80, nos cursos de técnico em informática e de técnico em metalurgia.

• Coxim, 160, nos cursos de técnico em alimentos e de técnico em informática.

• Nova Andradina, 120, nos cursos de técnico em agropecuária e de técnico em informática.

• Ponta Porã, 240, nos cursos de técnico em agricultura e de técnico em informática.

• Três Lagoas, 160, nos cursos de técnico em eletrotécnica e de técnico em informática.

• Campo Grande, 120, no curso de técnico em informática.

Fonte: MEC