46ª edição do Agenda 22 debate educação, juventude e paz

18 de julho de 2014 - 12:06

O Programa Geração da Paz da Secretaria da Educação realiza, no dia 22 de julho, no horário de 08h30 às 12h, na Assembleia Legislativa, Av. Desembargador Moreira, 2807, Anexo II, 6º andar, Auditório João Frederico Ferreira Gomesa, a 46ª edição da Agenda 22, evento que tem por objetivo  sensibilizar, mobilizar e divulgar a Cultura de Paz.

O evento contará com a presença de alunos, professores e gestores de escolas da rede estadual de ensino, como também de representantes de organizações governamentais e não governamentais que têm parceria com o Programa Geração da Paz, no que tange à promoção de uma rede de paz; e todos aqueles que puderem estar presentes.

A programação contará com o relato de experiência do prof. Paulo Barros, Coordenador norte e nordeste do Instituto Vivendo Valores (IVV) e professor da EEEP Maria José Medeiros, que abordará a temática “Educação e Cultura de Paz”; e Palestra do Preto Zezé das Quadras, Presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA Brasil), com a temática “Juventude, Favela e Cultura de Paz”.

Na ocasião haverá, também, uma dupla sessão de autógrafos: do livro Semente, do prof. Paulo Barros e do livro Selva de Pedra: a Fortaleza noiada, do Preto Zezé das Quadras.

Para o prof. Flávio Mesquita, Coordenador do Programa Geração da Paz “o momento será fundamental para nutrir as práticas, fortalecer os vínculos e ampliar o movimento pela paz”.

Sobre o Programa

O Programa Geração da Paz foi criado em 22 de setembro de 2010 visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com organizações governamentais e não governamentais.

Assim, em lembrança à criação do Programa Geração da Paz, desenvolve-se o evento intitulado Agenda 22, cujo objetivo é promover a capacitação e o empoderamento de professores e alunos das escolas  para  construção da paz.

O objetivo principal do programa “Geração da Paz” é promover e desenvolver estratégias de aproximação da escola e comunidade, através da valorização dos saberes e experiências locais, que apoiem a construção de uma cultura de paz no estado do Ceará.

Programação

08:30h às 08:40h ?Abertura
08:40h às 09:00h ? Acolhida com o Coral da SEDUC
09:00h às 09:40h ? Relato de Experiência do Coordenador do Instituto Vivendo Valores (IVV) e professor da EEEP Maria José Medeiros Prof. Paulo Barros
09:40h às 10:20h ? Palestra do presidente da CUFA Preto Zezé das Quadras
10:20h às 11:00h ? Plenária simultânea
11:00h às 11:50h ? Sessão de autógrafos
12:00h ? Encerramento

 

Fonte: SEDUC