Olimpíadas de Língua Portuguesa realiza videoconferência para professores

3 de julho de 2014 - 13:53

A Olimpíadas de Língua Portuguesa (OLP), realiza hoje, 3, das 14h30 às 15h15, transmite ao vivo pelo Portal Escrevendo o Futuro, uma conversa (hangout) com as professoras Sônia Madi, coordenadora geral da Olimpíada de Língua Portuguesa, e Patrícia Calheta, da coordenação dos cursos virtuais do programa. O tema é “Alimentação temática para produção de textos de estudantes”.

Educadores de todo o Brasil podem participar da conversa e enviar perguntas desde já para o e-mail escrevendocomunidade@cenpec.org.br . Também será possível fazer e enviar perguntas ao vivo, durante a transmissão. Para quem não puder assistir no dia, o Portal Escrevendo o Futuro disponibilizará a gravação da conversa em sua página, onde os educadores poderão deixar comentários.

Sônia e Patrícia vão conversar sobre uma das ações mais importantes para se realizar em sala de aula e que ajuda alunos a produzirem textos de qualidade. Tratarão de questões como ampliação de repertório, sobre saber o que dizer e como dizer, e como dar maior consistência ao que se escreve. “Para ter o que dizer também é preciso estudar, refletir, observar, conversar com as pessoas. É preciso que o professor também trate disso com seus alunos”, explica Sônia Madi, adiantando um dos temas da conversa.

Ela também lembra que cada gênero possui especificidades próprias. “Quando vamos trabalhar com memórias, por exemplo, dependendo do tema que aparece na entrevista, o estudante terá que pesquisar e se informar sobre aquilo que ouviu para enriquecer seu texto, tendo maior domínio sobre o que irá escrever. Ele não pode se limitar a entrevista”.

Para enviar perguntas: escrevendocomunidade@cenpec.org.br

 

Fonte: SEDUC