Defenda-se! Campanha de enfrentamento à violência sexual cometida contra crianças

9 de junho de 2014 - 12:42

A Rede Marista de Solidariedade (RMS), por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, lançou, nesta sexta-feira (6), o primeiro vídeo da campanha “Defenda-se!”, contra a violência sexual infantil. Em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura Municipal de Curitiba e o Grupo Lumen, a campanha prevê uma série de seis vídeos voltada para crianças, de 5 a 11 anos, com o objetivo de reduzir os índices alarmantes de abuso e exploração sexual de crianças.

O lançamento ocorre na véspera do início da Copa do Mundo no Brasil e faz o alerta de que é preciso que a união não seja só na torcida, mas na defesa e na proteção dos direitos das crianças.

Orientações para o público adulto
Além da campanha “Defenda-se!”, que é voltada para crianças, a Rede Marista de Solidariedade alerta o público adulto para os perigos que ameaçam crianças e adolescentes durante este período de festa.

É preciso atenção em relação a:

1.Exploração do trabalho infantil, que sempre representa um risco para a criança e o adolescente envolvidos em trabalho informais, principalmente nas vendas de rua.
2.Violência sexual.
3.Violências físicas e psicológicas decorrentes, principalmente, do uso abusivo de álcool por parte dos adultos.
4.Detecção, revista e detenção ilegal, muitas vezes pelos próprios agentes de segurança.
5.Deslocamento de crianças e adolescentes para lugares desconhecidos, sem o consentimento dos pais ou responsáveis.
6.Tráfico e/ou desaparecimento de crianças e adolescentes.
7.Uso de álcool e entorpecentes.
8.Assédio de atividades ilegais como o tráfico de drogas e roubo.
9.Prorrogação de férias escolares sem aviso prévio ou programação de compensação.

Se presenciarem alguma destas violações, por favor, denuncie!

O canal de direito para estes casos é o Disque 100, em funcionamento 24 horas. Além dos conselhos tutelares e delegacias especializadas.

Para localizar onde estão os serviços de proteção mais próximos de você, faça download do aplicativo “Proteja Brasil” por meio deste site.

Nos municípios onde ocorrerão os jogos da Copa, fiquem atentos às equipes itinerantes e aos espaços de convivências, que funcionarão nas áreas de restrição da FIFA. Eles são constituídos de profissionais preparados para lidar com estes casos.

A primeira animação já está disponível em: www.youtube.com/watch?v=btS4Jp22Yh0 e os demais materiais serão postados na página da Rede Marista de Solidariedade no Facebook (www.facebook.com/solmarista) até o início da próxima semana. A proposta é que os vídeos sejam utilizados em atividades socioeducativas com grupos de crianças para fomentar a informação sobre os meios de proteção.

Luzia Torres Gerosa Laffite
Instituto da Infância – IFAN