Seduc realiza Encontro sobre Comunidade de Aprendizagem na Unipace

5 de junho de 2014 - 12:05

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou ontem, 4 de maio, das 9h às 17h, o Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem. O objetivo é discutir e refletir sobre a melhoria da qualidade da Educação, sob a perspectiva que agrega universidade, escola, governos e redes de formação. O evento acontece no Auditório Deputado João Frederico, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). Participaram da abertura, o secretário da Educação, Maurício Holanda, e o diretor-presidente do Instituto Natura, Pedro Villares, parceiro oficial do projeto.

O encontro reuniu, ainda, representantes da Universidade de Barcelona, da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, da  Secretaria Municipal da Educação de Sobral, da Secretaria da Educação do Pará (Seduc-PA), das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e de profissionais da Seduc.

O secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda, frisa a importância do encontro para os participantes: “Estamos recebendo vocês aqui, pois, ao longo de suas vidas profissionais, vocês têm apresentado um grande cuidado, dedicação e atitudes exemplares na Educação”, disse o secretário, em referência aos técnicos da Seduc, gestores escolares e professores presentes.

O diretor-presidente do Instituto Natura, Pedro Villares, comentou a respeito do objetivo do encontro. “É uma das principais ações que faz com que o Ceará esteja avançando e melhorando nos seus resultados. O fato de chamar as pessoas para trabalhar junto, para trocar experiências de forma democrática, é essencial para a criação de uma comunidade de aprendizagem”,  destacou Villares.

Como exemplo de sucesso do projeto, a pesquisadora Marta Soler, da Universidade de Barcelona, na Espanha, contribuiu com os dados do estudo INCLUD-ED, realizado por 15 universidades na Europa. Além disso, a profissional salientou que, por meio do estudo, foi possível identificar atividades educativas que foram pontuadas e transformadas em políticas públicas de Educação, hoje presentes na Educação de Barcelona.

No Brasil, o projeto tem destaque no Rio de Janeiro. Heloísa Mesquita, da Secretaria de Educação do município, destaca que esse tipo de atividade foi  implementada nos ginásios experimentais Epitácio Pessoa, no Andaraí, e Bolívar, no Engenho de Dentro, com impacto imediato em mais de 440 alunos que participam diretamente do projeto.

As atividades do Encontro sobre Comunidade de Aprendizagem prosseguem até 17h, com oficinas e apresentação das metodologias do projeto, constituído das seguintes etapas: Sensibilização; Tomada de Decisão; Sonho; Seleção de prioridades e Momento do planejamento.

Fonte: SEDUC