MP e SEDUC/Geração da Paz lançam Campanha Conte Até 10 nas Escolas

22 de maio de 2014 - 14:16

O Conselho Nacional do Ministério Público, no âmbito da Campanha Conte até 10 nas Escolas, lançada em nível estadual nesta quarta feira (21/5), realiza o curso Práticas Restaurativas nas Escolas – Diálogos e Mediação de Conflitos, ministrado pelo promotor de Justiça Antônio Carlos Ozorio Nunes, membro auxiliar na Comissão da Infância e Juventude do CNMP.

No lançamento da Campanha, o Procurador Geral de Justiça foi representado pelo Dr. Edson Landim, Coordenador dos Núcleos de Mediação Comunitária, ladeado por outros Promotores de Justiça (Antonia Lima Sousa, Elizabeth Maria de Oliveira, Evelyne Benevides Rocha, Francisco Elnatan de Oliveria,  José Aurélio da Silva, Maria do Socorro Guimarães). Também apoiando a iniciativa, estiveram presentes representantes da Secretaria da Educação do Estado (Flavio Mesquita, coordenador do Programa Geração da Paz e Simão Pedro Monteiro da Silva, técnico da CECOP/ SEFOR), da Secretaria Municipal de Fortaleza (Carlos Eduardo Araújo, chefe da Coordenadoria de ensino fundamental, Maria Lucidalva, chefe de ensino fundamental II, George Marinho, Célula de Mediação Social) e da Fundação Terre des Hommes do Brasil (Nádia Cândido).

O curso, com carga horária de 6 horas, objetiva sensibilizar e levar aos profissionais da educação conceitos básicos sobre a utilização das práticas restaurativas nas escolas – diálogo restaurativo, mediação escolar e mediação de pares, círculos de diálogo e círculos restaurativos -, além de vivências em grupo que instrumentem o professor à aplicação dessas ferramentas e técnicas nas suas escolas.

Afinado com a proposta da Campanha Conte até 10, lançada prioritariamente nos cem municípios brasileiros com as maiores taxas de homicídios de jovens entre 15 a 24 anos, ocurso é dirigido a educadores, com perfil multiplicador, que atuem diretamente nas escolas do ensino médio da rede pública situadas nos municípios incluídos na lista publicada pelo Mapa da Violência. No caso do Ceará, constam dessa lista os municípios de Barbalha, Fortaleza, Horizonte e Maracanaú.

Esta oficina reúne cerca de 300 professores desses municípios, distribuídos em 2 dias, respectivamente, 21 e 22/5, tendo professores  participantes da Rede Estadual de todos os municípios contemplados, inclusive 50 educadores da rede municipal de Fortaleza. Participam, ainda, do curso, cidadãos representando parceiros locais. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificado, um guia prático a respeito dos temas tratados no curso, além de um exemplar da cartilha com roteiro de aulas da Campanha.

Espera-se que esta mobilização fortaleça o interesse nas práticas restaurativas nas escolas, cuja finalidade é a construção de uma ambiência promissora de boa convivência, de bem estar e felicidade, ressaltou o coordenador do programa Geração da Paz, que reconheceu, também, o efetivo apoio da SEFOR na concretização deste evento, confirmando a importância da união pela busca da paz.

Mais informações:

Geração da Paz