Município cearense torna-se exemplo ao melhorar índices

21 de maio de 2014 - 18:00

O município cearense de Sobral, distante 230 quilômetros de Fortaleza, vem se destacando pelos avanços na educação. Com nove escolas entre as 100 com melhor índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e com redução de 57% para 4% na distorção idade-série dos alunos de primeiro ao nono anos no período de 2000 a 2013, Sobral recebeu na tarde desta terça-feira, 20, o ministro da Educação, Henrique Paim, que visitou o Colégio Sobralense de Tempo Integral e inaugurou uma creche.

Segundo Paim, a inauguração do Centro de Educação Infantil Domingos Olímpio, que atenderá 240 crianças de dois a seis anos, revela o empenho do município e o compromisso do governo federal com a educação e, principalmente, com a educação das crianças provenientes das camadas menos favorecidas. “Como parte da meta de investimento definida pela Presidenta Dilma, abrangendo desde a educação infantil até a pós-graduação, Sobral é um exemplo que serve de inspiração para o Ceará e para o Brasil”, afirmou o ministro.

Prêmio – Em Fortaleza, o ministro participou da solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota 10, que destaca as escolas que obtiveram os melhores resultados na alfabetização de crianças do segundo ano e do quinto ano.

Nesta sexta edição, foram premiadas as 150 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o índice de desempenho escolar – alfabetização (IDE-Alfa), e as 150 escolas públicas que registraram os melhores resultados do quinto ano, tendo por base o índice de desempenho escolar – quinto ano (IDE 5), ambos indicadores estabelecidos pelo governo do Ceará.

Além da premiação às escolas que se destacaram, a iniciativa prevê apoio a 150 outras que tenham obtido os mais baixos resultados de alfabetização, no segundo ano, e em língua portuguesa e matemática, no quinto ano, respectivamente.

 

Fonte: MEC