Estudante do Ceará vence concurso nacional de poesia

19 de maio de 2014 - 11:38

O estudante cearense Antônio Wanderson Coelho dos Santos, de 16 anos, venceu a 16ª edição do Concurso Nacional Museu da Imprensa (2013/2014) na categoria Poesia. Aluno da Escola Estadual Matilde Rodrigues Vasconcelos, no município de Uruburetama, ele participou, semana passada, da solenidade oficial de premiação em Brasília.

“Eu fiquei muito feliz”, afirma o estudante, destacando o fato de nunca ter ganhado um concurso nacional. Ele conta que estava confiante, mas não esperava ser premiado em primeiro lugar. Segundo Antônio Wanderson, a ideia de participar da competição veio do professor Fabian Silva Pereira, que sempre via os editais e estimulava os alunos a participarem.

Para o estudante, foi uma experiência nova, pois, apesar de já ter escrito poesia antes, nenhuma exigiu dele tanto trabalho. Wanderson também não tinha o costume de ler o gênero, preferindo literatura de ficção, mas, depois da pesquisa a que se dedicou, não pretende mais parar.

A categoria Poesia, destinada aos estudantes dos três anos de Ensino Médio, teve como tema proposto “As conquistas brasileiras em Copas do Mundo”. Wanderson, então cursando o 2º ano, conquistou a premiação com o poema “O Brasil e futebol”, no qual trata, em cada estrofe, as vitórias do País nos cinco mundiais, destacando os jogadores que fizeram parte das seleções. O prêmio de R$ 2.800 será reservado para as despesas da faculdade, afirma o estudante.

Em segundo lugar, ficou Bárbara Braga Noleto Alves, do Colégio Ciman Octogonal, no Distrito Federal. Mariana Prado, da Escola Nossa Senhora de Fátima, também do Distrito Federal, ficou em terceiro lugar.

Museu da Imprensa

O Concurso Museu da Imprensa promove também as categorias de desenho, redação e artigo, cada uma delas específica para um determinado nível escolar. É uma iniciativa da Imprensa Nacional, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República e tem por objetivo estimular a pesquisa e a produção intelectual e artística nas instituições públicas e particulares de ensino de todo o País. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal, com as parcerias da Associação Transparência Municipal e da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional-Asdin.

 

Fonte: O Povo