Colégio de São Benedito aposta na formação humana

14 de maio de 2014 - 11:25

São Benedito. O Colégio Professora Alice do Carmo Oliveira (Cpaco) foi a primeira escola particular da Serra da Ibiapaba a implantar o Ensino Integral na Educação Infantil e Fundamental I. Fundado há 17 anos, o colégio aposta no ensino diferenciado e tem aprovações nos principais vestibulares do Estado e do País, como o do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Em atuação desde 12 de fevereiro de 1997, o colégio é uma homenagem da família dos fundadores à sua matriarca, professora Alice do Carmo, que sonhava em abrir uma instituição educacional na cidade serrana.

Segundo Socorro Flávia de Melo Brito, sócia da organização de ensino, o colégio tem como objetivo perpetuar a memória da Professora Alice, dando continuidade à sua história na campanha da educação com as gerações que passaram pelos bancos de sua escola. “No início, a Cpaco ia do Ensino Básico ao Fundamental I, hoje, atende até o Ensino Médio e pré-vestibular”, destaca. Falecida em 1995, a professora Alice deixou dois preceitos básicos para a vida: a educação e o amor a Deus. Eis a razão de ser do Colégio, carinhosamente chamado de Colégio “Dona Alice”.

Com dois pavimentos, a escola possui diretoria, secretaria, capela, auditório, laboratórios de Informática e Ciências, Coordenação, sala de danças, cantina, parque infantil, quadra poliesportiva, banheiros e 24 salas de aula. Além disso, há também o Sítio Cpaco, onde as crianças têm contato direto com a natureza. “Ali elas aprendem a plantar e fazem parte do nosso programa de conscientização ambiental”, destaca Flávia.

No primeiro semestre foram plantadas mudas de árvores frutíferas no Sítio pelas crianças da Escola. Além disso, foram montados canteiros com plantas medicinais. Já no segundo semestre foram plantados legumes e hortaliças, com o intuito de criar um ambiente melhor, de maneira que os alunos sintam como é cuidar da terra, e a importância de produzir alimentos.

Outra inovação levada para a serra da Ibiapaba pelo Cpaco foi a sala de multimídia, com lousa digital, 40 tablets e aulas interativas. “Fomos uma das pioneiras nesse tipo de aula interativa”. Outras aulas diferenciadas são as de História da Arte, Música, Inglês e Alimentação Saudável, que faz parte da grade curricular do ensino integral.

Em 2012, o colégio inovou com a promoção da I Mostra Cultural Afro-brasileira e Indígena. A Professora Edilene Honorato, Coordenadora de Ciências Humanas no Cpaco, destacou que essa primeira mostra teve como objetivo o estudo das características deste povo, como crenças, culinária, danças e costumes.

O evento contou com a participação do Professor Felix Junior, diretor da Escola Quilombola de São Benedito, a 1ª da Ibiapaba, localizada no Sítio Carnaúba e da Presidente da Associação dos Quilombolas, Francisca Paizé, que falaram de suas experiências e conquistas no município de São Benedito.

Atualmente com 500 alunos, a Cpaco funciona nos períodos da manhã e tarde e inclui em seu calendário anual a participação em várias olimpíadas acadêmicas e competições esportivas regionais e estaduais, nas modalidades de vôlei e futsal.

Cultura

Anualmente, a escola oferta também a Semana Cultural, com temas escolhidos de acordo com os acontecimentos de cada ano. No ano passado o tema foi Brasil Olhares Múltiplos.

A Semana também tem um lado social, com a arrecadação de brinquedos e alimentos não perecíveis que são doados na época do natal para famílias carentes da comunidade da Barra. “Todo final de ano fazemos um trabalho social com as famílias carentes dessa comunidade”, destaca Flávia.

Mais informações

Colégio Professora Alice do Carmo Oliveira (Cpaco) – Av. Samito Ferreira de Almeida, 330
São Benedito
Telefone: (88) 3626.2145