Alunos e professor da Escola Paulo Freire participam de evento científico na Escócia

28 de abril de 2014 - 12:00

Energia limpa e barata para a população, a partir de telhas de alumínio e material reaproveitado de sucatas de eletrônicos e reciclados foi a proposta levada pelos alunos Thales Wylmar e Leonardo Coelho, sob a orientação do professor Cleidson Costa, ao Festival Internacional de Ciências de Edinburgo, na Escócia. Os participantes são da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Paulo Freire, localizada em Fortaleza. O evento aconteceu no período de 15 a 21 de abril passado, com o objetivo de promover a exposição dos mais relevantes trabalhos científicos de vários países.

A EEFM Prof. Paulo Freire foi a única escola pública do Brasil a participar do Festival. Com o projeto Telha Eco-Sustentável II, os cearenses mostraram que apesar da dificuldade de obtenção de energia solar, devido ao seu alto custo de fabricação, da tecnologia de armazenamento pouco eficiente, entre outros fatores, o vento pode ser a alternativa para o acesso a energia limpa. O enorme potencial de energia eólica que existe sobre o telhado de uma casa inspirou  a construção de um equipamento que transforma a energia do vento em energia elétrica.

De acordo com o trabalho, a Telha Eco Sustentável é acoplada sobre uma telha convencional. Sua principal função é a geração de energia de maneira limpa e barata para que cada cidadão possa ter seu próprio gerador no telhado de casa. Conforme o professor Cleidson Costa, essa estrutura possui uma base de plástico sobre a qual são fixados dois mecanismos que geram energia a partir do vento. “Para isso, esses mecanismos ou módulos coletores são formados de semi-esferas apoiadas em um eixo por meio de hastes onde, por causa da energia dos ventos, ocorre o movimento giratório” – explica o orientador. 

Para verificar se o invento estava no caminho certo, vários testes foram realizados a fim de conferir o rendimento e a eficiência da estrutura. Após todo o processo, foi assegurado que o equipamento construído traz a possibilidade de geração de energia limpa e consumo sustentável, além de favorecer uma conscientização mais ampla sobre o meio ambiente para a sociedade contemporânea.

Os autores do trabalho frisam que a energia limpa disponível é a sua principal característica e o fato de ser feita com material reciclável, o que proporciona um custo menor. “Concretiza e viabiliza o fato de que todo cidadão, embora de baixa renda, possa desfrutar de um equipamento que gere eletricidade, contribuindo para um planeta mais limpo e diminuindo a dependência de fontes de energia não renováveis” reforçam Thales Wylmar e Leonardo Coelho.

Para Costa, esta experiência significou o êxito da metodologia de trabalho realizada na escola através de desenvolvimento de projetos científicos. Permitiu o intercâmbio técnico-científico e o contato com culturas diferentes. Durante a viagem, os alunos conheceram o Museu Nacional da Escócia, o Parlamento Escocês e vários Castelos Medievais.

Os alunos irão organizar uma exposição de fotografias da viagem durante  o mês de junho. A ideia é incentivar que  outros colegas se interessem pela prática de trabalhos científicos. O mesmo projeto garantiu à Escola Paulo Freire o 1º lugar, na categoria Ciências da Natureza e Matemática, na Feira Estadual de Ciências e Cultura 2013, realizada pela Secretaria da Educação (Seduc).

 

Fonte: SEDUC